Da Redação |
O Governo do Amazonas vai convocar mais mil aprovados em concursos das forças de segurança, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e profissionais administrativos da Secretaria de Segurança Pública e do DETRAN (Departamento de Trânsito).
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (12) pelo governador Wilson Lima (UB). Os nomes dos convocados ainda serão divulgados oficialmente. Alguns dos aprovados terão que apresentar documentação a partir de segunda-feira (17).
Veja abaixo o total de candidatos convocados por órgão de segurança:
- Administrativos da Secretaria de Segurança Pública (36)
- DETRAN (38)
- Polícia Civil (126), incluindo delegados, escrivães, investigadores e peritos
- Alunos Soldados do Corpo de Bombeiros (210)
- Alunos Soldados da Polícia Militar (500)
- Alunos Oficiais da Polícia Militar (120)
- Alunos Oficiais da Área de Saúde (7)

Os candidatos vinham pressionando o governo por novas convocações. Alguns se encontram acampados na frente da sede do Executivo, em Manaus.
Na semana passada, durante a leitura da mensagem governamental, na Assembleia Legislativa (ALE-AM), Wilson já havia prometido que faria uma nova convocação.
O reforço no efetivo de segurança é anunciado na mesma semana em que houve um grande foguetório na capital e no interior do Amazonas patrocinado por criminosos, em comemoração pelo aniversário de atuação de uma organização no Estado.
Durante o anúncio, Wilson listou algumas das ações para melhorar a segurança no Amazonas.
“Nós temos ampliado a questão da estrutura porque entregamos o novo quartel da ROCAN, montamos as bases Arpão. Adquirimos lanchas blindadas, trocamos todo o armamento da polícia de ponto 40 para bereta 9 mm. Entregamos metralhadoras”, disse o governador.
Wilson destacou ainda que a quantidade de convocados nos concursos dos órgãos de segurança já superou a meta que o governo dele tinha estabelecido.
“Estamos convocando aproximadamente 2.700 aprovados nos últimos concursos da segurança, superando a nossa meta, que era de convocar 2.400 aprovados”, comentou Wilson.