MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira (16) uma nova flexibilização das medidas de restrição de circulação de pessoas no Amazonas durante a pandemia de Covid-19, entre elas a ampliação do horário de funcionamento dos shoppings e a liberação para os centros comerciais abrirem aos domingos (antes eles só podiam funcionar de segunda a sábado).
A mudança é anunciada um dia depois de Wilson se reunir com membros da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que representa 10 empreendimentos da capital.
Com a flexibilização, os shoppings poderão funcionar, de segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, poderão abrir de 11h às 17h. A abertura está condicionada ao funcionamento com 50% da capacidade de público no interior das lojas e 70% do estacionamento.
Os supermercados poderão abrir de 6h às 22h. A orientação é que apenas uma pessoa por núcleo familiar vá fazer as compras.
As lojas em geral vão poder funcionar de 8h às 19h.
O governo também vai liberar a visitação turística de contemplação da natureza. A entrada nas Unidades de Conservação, no entanto, estará condicionada à autorização do gestor da reserva. A visita de barco poderá acontecer, mas os turistas não poderão descer nas comunidades e ter contato com os ribeirinhos.
As alterações serão publicadas em um novo decreto, entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (19) e terão validade por 15 dias.
Wilson disse que as mudanças visam assegurar a manutenção de empregos e que estão baseadas no cenário epidemiológico e da ocupação da rede de saúde, que na avaliação do governo sustentam a nova flexibilização. Durante a “live” em que anunciou as mudanças, o governador reforçou o apelo para que as pessoas evitem aglomerações desnecessárias e que tomem outras medidas de prevenção à Covid-19.
Reprodução
Outras pontos
Postos de combustíveis passam a funcionar de 6h às 22h.
Lan houses, para serviços ao público e não jogos, podem abrir de 8h às 17h, com 50% de ocupação.
Academias podem funcionar apenas com aulas individuais, de segunda a sábado, de 6h às 21h, com 50% da lotação máxima.
O governo também vai liberar os esportes coletivos ao ar livre, mas sem público, assim como o kart profissional.
O toque de recolher está mantido entre meia noite e 6h da manhã.