MANAUS – O Governo do Amazonas instituiu as Comissões Geral e Especiais que vão regulamentar, estruturar e organizar os concursos públicos para as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Em 8 de outubro de 2017, o vice-governador e então secretário de Segurança (SSP-AM), Bosco Saraiva, disse em entrevista que o governo estadual planejava realizar o concurso. Dez dias depois, Bosco anunciou que seriam oferecidos no concurso 8 mil vagas.
O Decreto 38.923, que institui as comissões, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 27 de abril, nas páginas 6 e 7.
De acordo com o decreto, a Comissão Geral é formada por representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que a presidirá, da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), da Controladoria Geral do Estado (CGE), Casa Civil, Casa Militar e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM). Cabe à Comissão Geral coordenar e orientar as Comissões Especiais.
A Sead vai reunir, na segunda-feira (07), os membros da Comissão Geral para definir o cronograma para realização dos certames. O próximo passo será a constituição das bancas dos concursos.