MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), assinou nesta terça-feira (14), em São Paulo, um convênio com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto para realização de cirurgias cardíacas de pacientes do Amazonas. A medida já havia sido anunciada pelo governador em dezembro do ano passado.
“Nós estamos fazendo um processo de reformulação na área de saúde do Estado do Amazonas. Estamos aqui num hospital que é referência nacional e o que nós estamos buscando são instituições como essa. São modelos que deram certo e que tem resultados positivos, para que a gente possa também implantar esses sistemas no Estado do Amazonas”, afirmou o governador.
O Protocolo de Intenções assinado entre Governo do Amazonas e Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), responsável pelo Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto, é para encaminhamento imediato das crianças amazonenses à unidade de saúde paulista.
“A partir da semana que vem a gente já envia duas crianças e aí a gente vai avaliando, porque há um protocolo de questões que precisam ser atendidas tanto em Manaus quanto aqui”, disse o governador. Wilson Lima ressaltou que a intenção é realizar, em média, duas cirurgias por semana em São José do Rio Preto.
A realização de cirurgia cardíaca por Tratamento Fora de Domicílio (TFD), programa que custeia passagens e ajuda de custo para pacientes que realizam tratamento médico fora do Estado, é uma das medidas adotadas pelo Governo do Amazonas para reduzir o tempo de espera de crianças cardiopatas que aguardam por procedimento cirúrgico.
Após concluírem o processo de atualização de exames e avaliação médica, que está acontecendo desde a semana passada no Hospital Francisca Mendes, as primeiras crianças estarão aptas para viajar. Será respeitado o critério dos pacientes que estão há mais tempo na fila de espera por cirurgia e com melhores condições clínicas para a viagem. Foram selecionadas para avaliação e exames 20 crianças da fila de espera, que se enquadram nos critérios definidos.
Agenda
Nesta quarta-feira (15), Wilson Lima segue para a capital São Paulo, onde conhece o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, unidade hospitalar de alta complexidade, especializada em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíacas e torácicas.