MANAUS – Manaus registrou o primeiro caso suspeito do vírus monkeybox, também conhecido como varíola dos macacos, confirmou a SES-AM (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas) na noite desta sexta-feira, 1º.
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) coletou material do paciente para a realização de mais exames, não havendo ainda resultado conclusivo e estando o caso em investigação, informa a SES-AM.
O paciente, segundo a secretaria, é jovem e sem comorbidades. Ele não teve a idade revelada.
A suspeita foi notificada junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames.
Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.
Abaixo, a íntegra da nota divulgada pela Secom:
NOTA
A Secretaria de Estado de Saude do Amazonas (SES-AM) informa que, nesta sexta-feira (01/07), a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox. Material biológico do paciente foi coletado para a realização de mais exames, não havendo ainda resultado conclusivo e estando o caso em investigação.
O paciente jovem, sem comorbidades, foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológico e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas.