Da Redação |
O senador Omar Aziz (PSD) confirmou que se irritou com o voto do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) a favor do texto base da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados, na semana passada.
“Fiquei chateado, sim. Foi um grande equívoco do deputado Silas. Ele teria que ter votado contra ao que foi aprovado lá [na Câmara dos Deputados]. [O texto que foi aprovado] não beneficia [a Zona Franca]”, declarou o senador em entrevista à jornalista Any Margareth, do site Radar Amazônico, na quinta-feira (19).
A Câmara dos Deputados aprovou, por 336 votos a 142, no último dia 10, o texto-base da regulamentação da reforma tributária (Projeto de Lei Complementar 68/24), com várias mudanças em relação ao projeto original, de autoria do Poder Executivo.
O texto aprovado não incluiu medidas para preservar os mecanismos de competitividade e isenção tributária do modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM). Por esta razão, 7 dos 8 deputados federais do Amazonas votaram contra a redação final da matéria.
Silas foi o único voto divergente. Após a repercussão negativa da medida, o deputado publicou um vídeo se retratando. Sem explicar o motivo do voto que deu, afirmou que na próxima oportunidade votará a favor da ZFM. Isso porque o projeto ainda deve retornar para ser deliberado pela Câmara.
Omar é o coordenador da bancada do Amazonas. Para ele, se o texto que saiu da Câmara dos Deputados não for alterado, será o fim da ZFM.