Da Redação |
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) está atuando com déficit de cirurgiões oncológicos.
A informação consta em ofício enviado pela direção da FCecon à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), no último dia 12.
No documento, que foi divulgado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), nesta quinta-feira (13), a direção da fundação pede que a SES-AM contrate 5 profissionais.
No texto, a fundação informa que “o déficit de médicos nessa especialidade está impactando, negativamente, nas cirurgias pélvicas de alta complexidade, gerando demanda reprimida”.
Segundo o ofício, a demanda pelo serviço da FCecon só aumenta, enquanto os profissionais que atuam na unidade estão pedindo exoneração.
De acordo com a FCecon, 80% dos novos casos de câncer na região pélvica que chegam à unidade necessitam de cirurgia oncológica.
A FCecon é a única unidade do Amazonas que realiza 100% do tratamento do câncer pelo SUS.
Segundo a FCecon, a unidade tem atualmente apenas 4 cirurgiões oncológicos com foco exclusivo em pelve.
“Portanto, ínfimo, diante da crescente demanda de pacientes que necessitam de atendimento de cirurgias”, registra o ofício.
A FCecon informou que em 2023 deram entrada na unidade 780 novos casos de câncer (610 de câncer de colo uterino, 100 de câncer do corpo do útero, e 70 de câncer de ovário).
Outro lado
A redação pediu uma nota da SES-AM sobre o assunto. O texto será atualizado em caso de resposta.