Da Redação |
Os candidatos a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL), participaram na noite de segunta-feira (14) do debate promovido pela TV Band Amazonas. Foi o segundo debate dos dois na TV, neste 2º turno.
Atual prefeito de Manaus, David usou a estratégia de expor a falta de conhecimento do adversário dos problemas da cidade e a fragilidade das propostas que Alberto Neto costuma citar de improviso durante debates na TV.
David colocou em curso sua estratégia na primeira pergunta, quando pediu para o adversário detalhar os projetos que ele diz ter para implantar em Manaus na área de transporte público nas modalidades de BRT, VLT e hidroviário.
“No último debate, você falou de BRT, VLT e transporte fluvial. Queria saber qual a viabilidade desses modais que você está propondo, qual valor do investimento, de onde e para onde ele vai sair, qual a quilometragem ele pode percorrer e que áreas ele pode atender. É uma boa oportunidade para você falar para a população?”, indagou o prefeito.
Alberto Neto iniciou a resposta acusando o adversário de ter abandonado a mobilidade urbana da cidade, “porque pensa pequeno e não tem projeto para enfrentar o problema”.
Segundo o candidato do PL, ele tem um projeto para implantar um VLT na região do Centro histórico. E, quanto ao BRT, disse que vai aproveitar a estrutura do projeto feito pelo atual presidente estadual do partido dele, Alfredo Nascimento, quando foi prefeito de Manaus, no início dos anos 2000.
“O BRT já está pré-pronto, um pré-estrutura que vamos completar, que sai lá do T3 para chegar no T1. A gente falou do transporte fluvial que a gente vai levar para a iniciativa privada, para começar fomentar o transporte fluvial, que Manaus ficou de costas para o rio”, respondeu Alberto Neto, sem mencionar o nome de Alfredo Nascimento.
David retomou a palavra dizendo que o adversário mostrou na resposta desconhecimento sobre as próprias propostas. “Como vocês viram, o candidato não tem ideias, não tem propostas, não apresenta nenhuma solução, alguém escreveu o projeto do BRT, VLT, ele não disse nada com nada”, rebateu o prefeito.
Fábrica de Camarão e PL 285
Nessa primeira parte do debate, os candidatos expuseram dois temas que entendiam importantes para desestabilizar um ao outro.
Alberto Neto disse que, além de não ter projeto para melhorar a mobilidade urbana, David pretende implantar uma lei que vai dificultar a atividade de mototáxi na cidade.
O candidato do PL se referia ao Projeto de Lei n. 285, que traz uma série de regulamentações para o exercício da atividade em Manaus. “Só de taxa ele quer criar [com o PL] 16 taxas. David, o mototáxi, o moto uber, é importante na mobilidade urbana”, declarou Alberto Neto.
David respondeu acusando o candidato do PL de mentiroso. Segundo o prefeito, o projeto tem o objetivo de dar segurança para o exercício da atividade, inclusive a relacionada aos direitos trabalhistas.
“É uma grande fake news. Nós vamos, na verdade, ajudar os mototáxis, os ubers, para que ele possam sair da escravidão. Esse é o projeto que vai, na verdade, ser a salvação para os motoristas de aplicativos”, respondeu David. O PL n. 285 ainda não entrou em vigor na cidade (Leia a integra do PL no final da matéria).
Insistindo na estratégia de desqualificar as propostas de Alberto Neto, a cada intervenção que fazia após a fala do adversário, o prefeito chamava o candidato do PL de despreparado e ingrato, por ter tido acesso a mais de R$ 400 milhões em emendas e não ter destinado nada a Manaus.
Nesse contexto, David disse que até como empresário Alberto Neto prefere investir fora do Amazonas, referindo-se a uma fazenda de camarão que o deputado federal tem no estado do Ceará.
“Ele não tem ideia, não tem propostas, é um despreparado, é um cara que ganhou tudo aqui. Inclusive, vou pedir uma oportunidade para você se explicar aqui. Fale sobre sua fazenda de camarão, lá no Ceará”, provocou David.
Alberto Neto respondeu acusando a família do prefeito de enriquecer às custas de recursos públicos. A fala rendeu o primeiro pedido de direito de resposa do debate, que foi negado pela Band.
“David, os meus negócios são privados. Estou ainda começando, empreendimento pequenininho. Meus negócios são privados. Diferente dos negócios da tua famíla. Sabe qual é o melhor empreendedorismo em Manaus? É ser da família Almeida”, respondeu Alberto Neto.
O debate prosseguiu com os candidatos trocando farpas sobre temas como saúde, segurança e turismo.
Alberto Neto questionou David sobre a promessa não cumprida de construir um hospital municipal no primeiro mandado.
O prefeito respondeu dizendo que, ao assumir, deparou-se com uma baixa cobertura dos serviços de atenção primária na cidade, o que se tornou prioridade de sua gestão.
Segundo David, agora, com 90% de cobertura, será possível construir o hospital.
Alberto Neto insistiu em apontar problemas da saúde municipal, acusando a gestão de David de não ofertar consultas e medicamentos para doentes crônicos (diabéticos e hipertensos).
David respondeu dizendo que os problemas da saúde que Alberto apontava durante o debate eram de responsabilidade de governo estadual, e não da prefeitura.
Alberto Neto prometeu que, em uma eventual gestão, vai priorizar a melhoria da segurança pública que, entre outras áreas, vai impactar positivamente no turismo.
Segundo o candidto do PL, turistas que chegam ao Centro em transatlânticos não descem da embarcação por medo de serem roubados.
Para Alberto Neto, a falta de segurança no Centro pode ser resolvida com o aumento do efetivo da Guarda Municipal e com a contratação de policiais militares de folga.
David apontou que tem se dedicado a melhorar a segurança, contratando mais guardas municipais, por meio de concurso, e que é o primeiro prefeito a armar a guarda.
O prefeito apontou que no turismo entregou importantes obras, citando o parque Gigantes da Floresta, na zona Leste, e o Mirante Lúcia Almeida. Segundo David, atualmente, esses são os dois pontos turísticos mais visitados de Manaus.
Abaixo, o PL 285: