Da Redação |
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), órgão do Governo do Amazonas, informou nesta quinta-feira (30), que vai dar apoio a 149 projetos de pesquisa. Segundo a Fapeam, o investimento é de quase R$ 17 milhões.
As propostas aprovadas são dos editais do Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (POSGFE), Programa de Fixação de Recursos Humanos para o Interior do Estado: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH), e Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb).
Ao todo, 104 estudantes do Amazonas, que cursam ou que estão matriculados em cursos de mestrado e doutorado fora do estado, serão beneficiados por meio do edital do POSGFE. São 74 bolsas a mais do que estava previsto no edital.
Segundo a Fapeam, o aumento foi possível devido ao número surpreendente de propostas recomendadas pelo comitê de especialistas na análise de mérito.
O Conselho Diretor da Fapeam decidiu também ampliar os investimentos do Profix-RH diante da avaliação positiva das propostas e da disponibilidade orçamentária da Fundação.
“Os recursos são oriundos do tesouro estadual e impactam diretamente em competência técnico-científica instalada no estado. As áreas de atuação são estratégicas, alinhadas ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Amazonas”, informou a Fapeam.
A Fapeam aprovou 27 projetos no âmbito do Profix-RH. Segundo o órgão, esse programa é uma ação inédita criada pelo Governo do Estado para atrair e fixar mestres e doutores no interior do Amazonas.
Os projetos aprovados foram nos seguintes municípios: Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Humaitá, Coari, Iranduba e Carauari.
Os pesquisadores vão atuar no desenvolvimento de pesquisas de cunho científico, tecnológico e de inovação, em instituições de ensino e pesquisa, assim como contribuir para resolutividade de problemas locais.
Outro programa que teve o resultado divulgado é o Prodeb, destinado a apoiar projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, coordenados por professores que têm títulos de mestres e doutores e que atuam na educação básica.
Considerado pioneiro pela Fapeam, o Programa selecionou 18 propostas. Desse número, 16 são de professores da Secretaria de Educação e Desporto, e duas da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).
Confira os resultados dos programas clicando aqui.