MANAUS – O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) fez um alerta sobre a falta de políticas públicas eficazes para reduzir os acidentes de trânsito no Amazonas, especialmente no interior, onde a imprudência e a falta de infraestrutura agravam os índices de mortalidade. Dados da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) revelam que metade das mortes no trânsito no estado envolve motociclistas, grupo que também responde por 75% das internações hospitalares.
“Esses dados são alarmantes. Além de 50% das mortes, os acidentes envolvendo motociclistas também são responsáveis por 75% das internações no Amazonas, o que implica também no crescente aumento de custos hospitalares para os cofres públicos”, diz o deputado.
Perfil das vítimas e cenário crítico no interior
Com uma frota de mais de 500 mil motocicletas – principal meio de transporte no estado –, o Amazonas registra a maioria dos acidentes com homens entre 30 e 39 anos, principalmente aos finais de semana, quando o consumo de álcool é um fator agravante. O parlamentar citou municípios como Itacoatiara, Parintins e Manacapuru como os mais afetados.
“A maioria dos acidentes, de acordo com a FVS, envolvem homens com a faixa etária entre 30 e 39 anos. A incidência desses acidentes ocorre geralmente durante o fim de semana, quando acontecem os acidentes fatais, que é quando há uma influência para ingestão de bebidas alcoólicas. Mostro esses dados, porque é crescente o número de acidentes no nosso interior, principalmente em Itacoatiara, Parintins e Manacapuru”, lamentou.
Propostas para reduzir acidentes
Abrahim defendeu investimentos em infraestrutura viária, sinalização, fiscalização rigorosa e campanhas educativas. Ele se reuniu com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, para discutir a expansão de programas como o CNH Social e a Escola Pública de Trânsito para o interior.
Precisamos ter consciência e adotarmos políticas conjuntas: Governo do Estado, municípios e Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Precisamos fazer intervenções eficazes e com uma fiscalização rígida no trânsito”, propôs Thiago.
“O Detran conta com programas importantes como o CNH Social e Escola Pública de Trânsito, o que é importante e deve ser incentivado dentro dos municípios. Também vamos apresentar projetos de conscientização no trânsito dentro das escolas. Vamos destinar recursos para os municípios do interior através de emendas para que possamos executar políticas de conscientização, políticas de sinalização horizontal e vertical, além de cursos para mototáxis, motoboys, além de investimentos em capacetes, coletes, entre outros. Temos uma cultura muito forte aqui no interior de não usar o capacete. As pessoas riem quando alguém usa capacete e cinto de segurança no interior. É fundamental essa conscientização para uso dos equipamentos de segurança”, concluiu Abrahim.