MANAUS – O município de Tabatinga recebeu doses a mais do que o previsto no plano de imunização da vacina Coronavac e terá que devolver um total de 3.657. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Conforme a FVS-AM, o Amazonas recebeu do Ministério da Saúde um total de 282.320 doses da vacina contra a Covid-19 no último dia 18. Desse total, 25.440 foram levados pela Força Aérea Brasileira (FAB) diretamente para Tabatinga ainda no dia 18, em função de um acordo do ministério por causa da localização na tríplice fronteira.
Mas, o quantitativo previsto no plano para Tabatinga é de 21.783 doses, portanto o município devolverá a diferença (3.657 doses), que será utilizada conforme quantidades pré-estabelecidas aos municípios.
Os lotes entregues pelo Ministério da Saúde são destinados para aplicação de duas doses, garantindo a imunização do público-alvo que será atendido com a quantidade enviada.
Os critérios para distribuição no Amazonas seguiram o que determina o Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, com data de 19 de janeiro, um dia depois da vacina chegar a Tabatinga.
Conforme o Informe Técnico do Ministério da Saúde, o público-alvo do quantitativo enviado para início da primeira fase da vacinação no Amazonas é assim dividido:
- Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (400 pessoas)
- Pessoas com Deficiência Institucionalizadas (60 pessoas)
- Povos indígenas vivendo em terras indígenas (101.156 indígenas)
- Trabalhadores da Saúde (34%, total de 32.813 profissionais).
Total: 134.429 pessoas, equivalente a 268.858 doses.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil