Da Redação |
A ex-secretária municipal de Educação de Manaus, Katia Schweickardt, foi anunciada como Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6) pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A apresentação de Kátia e de outros novos integrantes do ministério foi realizada durante entrevista coletiva na sede do MEC.
Todos os nomes anunciados irão compor o segundo escalão do MEC.
Kátia foi secretária municipal da gestão do ex-prefeito Arthur Neto (2013-2020). Nas eleições deste ano, o ex-tucano fez oposição ao então candidato e hoje presidente Lula (PT).
Reação de professores em Manaus
Em 2017, Kátia foi alvo de uma série de manifestações de professores da rede municipal.
Os profissionais reclamavam da forma como a então secretária aplicava os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Alguns do professores que participaram daquele ato criticaram nesta sexta a nomeação de Kátia para o segundo escalão do MEC.
Nas redes sociais, um dos professores lembrou que Kátia, em reação aos atos de 2017, classificou o movimento dos educadores de “criminoso”.
“Não podemos esquecer que Kátia Serafina foi a secretária de educação que chamou os professores e professoras de Manaus de criminosos por questionar a política de gastos do FUNDEB na gestão do PSDB”, escreveu o professor Jonas Araújo no Instagram.
Jonas foi candidato a vereador em Manaus, em 2016, pelo PSOL.
O professor foi um dos líderes das manifestações de 2017.
Na ocasião, a gestão de Arthur defendeu que o movimento tinha interesses políticos e não representava os trabalhadores.
Nas redes sociais, nesta sexta, Jonas classificou a nomeação de Kátia como uma contradição, fruto da “frente ampla” que levou Lula ao poder.
“A frente ampla que levou Lula à presidência da república vai apresentar ao país uma série de gestores contraditórios com a agenda da esquerda mais combativa. Hoje, por exemplo, fomos surpreendidos com a nomeação de Kátia Serafina como Secretária da Educação Básica”, escreveu Jonas.
No centro dos objetivos do MEC
Durante a presentão de kática, o titular do MEC listou a educação básica como uma das prioridades do órgão.
“Iremos conduzir a educação brasileira pelos próximos quatro anos com um desafio enorme de reconstrução, de retomada de várias políticas públicas na área da educação que foram desmontadas e avançar. O presidente Lula tem destacado sempre a importância de fortalecer a educação básica e a alfabetização na idade certa das nossas crianças.”, afirmou o ministro.
Currículo de Katia Schweickardt
Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas; graduada em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas; servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) () e já atuou como: coordenadora-geral do Centro Estadual de Unidade de Conservação do estado do Amazonas; secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus e secretária municipal de Educação de Manaus; é professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas e foi agraciada com o prêmio ‘Espírito Público 2020’, destaque na categoria educação, pela sua trajetória na área de educação de Manaus.