MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado David Almeida (PSB), comunicou nesta quarta-feira (16) que a audiência com o ex-secretário de Infraestrutura Gilberto de Deus será na segunda-feira (21).
A reunião com o ex-secretário, que denunciou irregularidades em obras, que segundo ele, ocorreram nos governos de Omar Aziz e José Melo, será limitada a Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Belarmino Lins (PP).
Procurado pela reportagem, o deputado Belarmino informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que embora David Almeida esteja anunciando o depoimento de Gilberto de Deus na Comissão de Obras, até agora não houve comunicado oficial sobre a audiência.
As irregularidades, segundo Gilberto de Deus, foram detectadas durante sua gestão à frente da Seinfra, que durou menos de 30 dias, em 2015, no governo Melo.
No ofício encaminhado ao presidente da ALE-AM no dia 2 deste mês, o ex-secretário pede que sejam convidados para a audiência todos os senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e o atual governador, Amazonino Mendes (PDT), para que se posicionem sobre o assunto e tomem conhecimento dos documentos apresentados.
Ao deixar a pasta, em 2015, o Gilberto de Deus denunciou o caso à imprensa, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e ao Ministério Público Estadual (MP-AM). O ex-secretário lembra que tentou junto à Casa Legislativa a realização de uma audiência, por meio de dois ofícios (em 9 e 25 de novembro de 2015), mas os pedidos foram engavetados. Alguns deputados, lembra ele, tentaram “desqualificar” suas informações.
No novo ofício, Gilberto de Deus afirma que as irregularidades denunciadas por ele foram “fartamente” comprovadas pelo TCE-AM e mais recentemente pelo MPE, onde inclusive foi desencadeada a operação “Concreto Armado”, que prendeu a ex-titular da Seinfra, Waldívia Alencar.