MANAUS – Filiado ao Partido Social Cristão (PSC) desde abril de 2018, o presidente estadual da sigla, Miltinho Castro, pretende “formar militantes” e fazer da legenda “um partido orgânico”. A intenção foi apresentada por ele aos dirigentes municipais, neste sábado (29), em Manaus, na segunda edição do “Café com os Presidentes”, um evento de formação política para filiados.
Antes de se filiar ao partido do governador Wilson Lima, Miltinho integrou os quadros dos partidos dos Trabalhadores (PT) e Socialista Brasileiro (PSB), agremiações de esquerda conhecidas por historicamente terem uma militância forte entre os filiados e serem enquadradas como partidos orgânicos.
Nas fileiras da esquerda, ele disputou eleições para cadeiras no Parlamento – em 2012 e 2014 pelo PT, e em 2016 pelo PSB, conforme é possível conferir no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A formação política é importante para que nós possamos transformar nossos filiados em militantes. Militantes são pessoas engajadas e voltadas ao fortalecimento do partido e também são importantes para as eleições, porque são pessoas que acreditam nas ideias, no potencial e acreditam que podemos fazer um partido diferente, aonde vamos concorrer com várias candidaturas”, declarou, sobre o evento partidário em Manaus.
“E esses militantes vão ser a nossa força para que nós possamos ter um bom desenvolvimento na campanha, qualquer que seja ela, tanto 2020 quanto 2022. E essa formação está começando hoje. Trouxemos os nossos presidentes de todos os municípios do Estado do Amazonas para participar e se desenvolverem através dessa formação. Esperamos ter bons resultados e se Deus quiser vamos ter um partido diferente, orgânico”, disse.
Durante o encontro, Miltinho Castro apresentou aos filiados a Comissão de Formação Política do partido, constituída de profissionais de áreas distintas, que ficarão encarregados de esclarecer dúvidas dos pré-candidatos sobre a campanha política.
Como parte da programação, aconteceram palestras com temas importantes, como condutas lícitas e ilícitas, registro de candidaturas e prestação de contas, ministradas, respectivamente, pelo cientista social Raimundo Rodrigues dos Santos Filho, conhecido como “Professor Raimundinho”, especialista em Pesquisas Sociais; pelo advogado do partido Lucas Macedo e pelos contadores Moisés Corrêa, Ary Vasconcelos e Thiago de Brito.
Para o radialista Afonso Bindá, presidente do Diretório do PSC em Nhamundá, município distante 383 quilômetros em linha reta da capital, essa foi uma atitude louvável do dirigente do PSC no Estado.
“A legislação vai mudando e a cada eleição temos novas regras. Temos que estar atentos para não fazer bobagem. Como o acesso à Internet em algumas localidades ainda é bem precário, nos manter informados é muito importante. Parabenizo o presidente Miltinho pela iniciativa”, disse Bindá.
O secretário-geral do partido no Estado, Rodrigo Lima informou que essas palestras deverão ser mantidas até junho. “Queremos que os nossos candidatos logrem êxito nas eleições. Por conta disso, nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso”, concluiu.
Rosa Camarão, que neste ano irá pleitear, pela primeira vez, cargo eletivo em uma Câmara Municipal no interior do Estado, também elogiou o suporte oferecido pelo partido. “Isso demonstra o cuidado que os representantes do PSC no Amazonas têm com os filiados. Isso me conquistou. Por isso, hoje, decidi me filiar ao PSC”, disse a dona de casa.
+Comentadas 2