MANAUS – O candidato a prefeito Ricardo Nicolau (PSD) reagiu nesta quarta-feira (28) à manifestação do atual prefeito, Arthur Neto (PSDB), sobre o hospital municipal de campanha. Na terça-feira (27) publicou um vídeo criticando a citação da obra no programa eleitoral de Nicolau e sugerindo que o candidato estava se apropriando de realização alheia.
Nas suas redes sociais, Nicolau publicou uma réplica em que endurece o tom das críticas à gestão Arthur e atribuiu a fala do prefeito ao crescimento das intenções de votos em sua candidatura – que agora figura em terceiro lugar na preferência dos eleitores na maior parte das pesquisas.
“A nossa campanha vem denunciando a omissão e o descaso da prefeitura com Manaus e principalmente com as pessoas. E em vez de mostrar trabalho, enfrentar os problemas da cidade e fazer o que as pessoas esperam dele, o prefeito prefere ir para as redes sociais me atacar. Então, eu vou falar diretamente com você, Arthur Virgílio. Manaus sabe muito bem a diferença entre nós dois. Manaus foi testemunha da postura que cada um de nós teve no momento mais difícil que a nossa cidade viveu. Enquanto eu estava lá, na linha de frente, dentro de um hospital, ajudando a salvar vidas, você se escondeu em sua casa”, dispara Nicolau.
Na sequência, Nicolau lembra que teve Covid-19 e se tratou em Manaus, enquanto Arthur viajou para fora do Amazonas. “Eu fui contaminado pelo coronavírus, me curei aqui em Manaus e voltei logo em seguida, para continuar ajudando as pessoas. Ao contrário de você, que pegou um jatinho e foi para São Paulo se curar do coronavírus no Hospital Sírio Libanês, um dos mais caros do país”, alfineta.
“Você ainda tem coragem de falar que o hospital de campanha era só parte de uma estrutura gigantesca. Que estrutura, Arthur? A maternidade que você reformou em oito anos de governo? É isso que você tem para apresentar?”, questionou.
Com o aumento dos casos de Covid-19, o candidato sugeriu que o prefeito em fim de mandato reative imediatamente o hospital de campanha. “Coloque para funcionar a tomografia que a prefeitura abandonou lá dentro e que pode ajudar a salvar muitas vidas”, disse. “Alerto, mais uma vez, para a necessidade de colocar as UBSs para funcionar, fazendo diagnóstico e tratamento precoce”, completou.
Sobre a participação da empresa Samel, da família de Nicolau, o candidato disse que o grupo continuará à disposição para ajudar a todos. “A nossa ação não se restringiu a Manaus, levamos a nossa ajuda para quase todo o interior do Amazonas, para várias cidades do Brasil e para outros países. Porque isso não é uma questão política, Arthur. É uma questão de humanidade. E isso você jamais conseguirá entender”, afirmou.
“Eu sei e Manaus também sabe qual o verdadeiro motivo do seu ataque: é o crescimento de nossa candidatura, que vem apresentando propostas de um futuro melhor para o nosso povo e é ele que nessa eleição vai dar a melhor resposta a você e a todos que tiveram oportunidade de trabalhar pela nossa cidade e muito pouco fizeram”, finalizou Nicolau.
Tréplica
Em um segundo vídeo, Arthur voltou a falar sobre Nicolau, na quarta-feira. Disse que a proposta do candidato de construção de um hospital municipal em seis meses é inviável.
“Ricardo Nicolau se equivoca por absoluta inexperiência quando promete construir e aparelhar um hospital de 150 leitos que faria 1.500 cirurgias/mês em apenas seis meses. Só a licitação demoraria três meses. Projeto inviável, que criaria mais uma desilusão ao povo de Manaus. A família do candidato, aliás, há mais de seis anos tenta concluir um hospital. Como Nicolau faria com o que está prometendo em apenas metade de um ano?”, disparou.
Arthur também falou indiretamente sobre a reação de Nicolau ao primeiro vídeo que gravou. “Não é bom achar natural criticar e não aceitar ser criticado. Fica uma mistura de despreparo com espírito autoritário. Manaus tem uma história linda e seu povo não abre mão da liberdade. Nossa cidade não é para quem não entende de finanças públicas. Não é para quem diz o que os marqueteiros mandam. É tempo de muita reflexão para se evitar novos erros, que só levariam a cidade ao retrocesso e ao atraso”, finalizou.
Entenda
Na terça-feira (27), o prefeito Arthur Neto publicou um vídeo comentando o uso do hospital de campanha durante a propaganda eleitoral de Ricardo Nicolau.
“O hospital de campanha foi grande valia na fase mais aguda da pandemia. Resultou de parceria, coordenada pela prefeitura, que incluiu os grupos Samel, Transire, além de pessoas jurídicas e físicas. Feitos os acertos, dei o sinal verde para o começo dos trabalhos. Quando voltaram a sobrar vagas nos hospitais públicos, considerei a missão cumprida e determinei o fechamento do hospital. Nunca neguei a colaboração da Samel. Serei grato sempre a todos que contribuíram para o êxito do projeto”, declarou Arthur.
O prefeito disse que a unidade de campanha foi apenas uma parte da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de enfrentamento à crise da Covid-19 e reforçou críticas às menções ao hospital de campanha da pandemia na campanha eleitoral.
“Hoje, vejo que Nicolau já pensava em eleição desde aquela época. Eis porque, sem ser médico, frequentava a UTI, filmando essas visitas, hoje usadas em sua propaganda eleitoral. Não me importo que ele não seja médico ou que parlamentar desde os 20 anos de idade, tenha ou não trabalhado efetivamente no hospital de sua família, importa o uso político de um momento tão dramático vivido por Manaus em função da pandemia”, disse.
“Magoa-me a tentativa de apropriação de um projeto coletivo, que nunca existiria sem o aval da prefeitura. Ampliei a maternidade Moura Tapajós, criada pelo Serafim. O Bolsa Universidade veio do Amazonino e o mantive, acrescentando bolsas pós-graduação e idiomas. O Parque do Idoso, que reformei, foi do Alfredo. Nunca me apropriei de méritos alheios. É triste a caça de votos em cima da desgraça que a pandemia gerou”, encerrou.
Veja os vídeos, na sequência de publicação: