Por Lúcio Pinheiro |
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou nesta sexta-feira (29) um decreto declarando situação de emergência no Estado em decorrência da seca.
Durante a coletiva em que anunciou a medida, Wilson afirmou que o enfrentamento da estiagem exige ações que estão além da capacidade do governo e dos municípios.
Segundo o governador, 19 municípios no Amazonas estão em situação de emergência. E a estiagem já está impactando a vida de 170 mil pessoas.
“Essa semana eu tive conversas com o Governo Federal porque a seca que nós estamos enfrentando ultrapassa os limites dos municípios e os limites e as capacidades do estado. E aí a gente precisa de alguma estrutura e de algum suporte para que a gente possa minorar essas dificuldades”, disse o governador.
“Hoje são 19 municípios em situação de emergência. Aproximadamente 170 mil pessoas estão sendo impactadas por conta da estiagem e aí a gente tem três aspectos que são importantes a gente destacar aqui em que a gente precisa fazer frente para diminuir o sofrimento dos nossos irmãos. O primeiro deles é a questão humanitária. Tem muita gente já com dificuldade para ter acesso a alimento, a água potável e outros insumos que são importantes. O segundo aspecto é a questão das queimadas, e aí vocês têm observado o que tem acontecido, principalmente aqui na Região Metropolitana (de Manaus) de fumaças. E o terceiro aspecto é a atividade econômica, por conta da vazante dos rios temos dificuldades ali no Madeira, por onde passam as balsas com grãos, com derivados de combustíveis que vão para os estados de Acre e Rondônia. Na calha do Amazonas nós temos dificuldades por conta que é exatamente por esse rio que chegam os insumos para a ZFM e é por onde saem os produtos acabados, então a gente enfrenta uma série de dificuldades nesse sentido”, declarou Wilson.