Comunidades afetadas pela seca do rio Negro de nove polos rurais de Manaus receberam da prefeitura, nesta sexta-feira (29), 20 embarcações, tipo bote, e 60 motores.
A medida visa auxiliar as famílias atingidas pela estiagem severa deste ano. Dados do Governo do Amazonas apontam para mais de 170 mil pessoas afetadas pela seca dos rios no Estado.
A entrega das embarcações e motores foi realizada pelo prefeito David Almeida (Avante).
“Estamos focando na qualidade dos nossos serviços e em dar oportunidades para as pessoas que mais precisam. São 55 comunidades mapeadas, sendo 33 no rio Negro e 17 no rio Amazonas. Já estamos entregando para os líderes dessas comunidades esses motores e mais os botes, para que possam auxiliar no transporte de quem vive próximo aos rios”, disse o prefeito.
A prefeitura anunciou que a partir de segunda-feira (2) iniciará um trabalho de distribuição de água potável e perfuração de poços nas comunidades impactadas pela estiagem.
“Na segunda-feira, nós sairemos com balsas para os rios Negro e Amazonas, juntamente com a concessionária de água, levando água potável para a população, além de cestas básicas e alimentos. Somados a isso, estamos em tratativas para que, nesse mesmo período, possamos perfurar 30 poços artesianos com reservatório de água para fazer a distribuição de água potável, anualmente, nessas comunidades que ainda não têm o abastecimento de água potável”, informou David.
Decreto
O prefeito decretou, no dia 28, pelo período de 90 dias, situação de emergência em Manaus, por conta da estiagem.
O decreto de situação de emergência prevê uma série de ações para o enfrentamento da vazante no município, entre articulação com os governos estadual e federal, contratação temporária de pessoal e aquisição de bens e materiais, se necessário, para o atendimento da população no período.