Da Redação |
O Amazonas tem 20 municípios em situação de emergência por conta da estiagem. O problema afeta 111 mil pessoas, ou cerca de 27 mil famílias.
O número foi divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, em boletim divulgado na sexta-feira (16).
Segundo a Defesa Civil, o número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.
Os dados constam no primeiro boletim sobre a estiagem que passará a ser divulgado pelo Governo do Amazonas.
Ações
Segundo a Defesa Civil, no âmbito da assistência humanitária, 226 toneladas de alimentos foram distribuídas, correspondendo a 10.800 cestas básicas enviadas para as regiões mais afetadas.
O governo também informa que já instalou 24 purificadores de água, sendo 10 deles direcionados para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.
“Até o momento, foram enviadas, aproximadamente, 200 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões”, informou o governo.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já realizou 290 embargos, totalizando 16.196,1009 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 80,7 mil com 270 autos de infração e 25 termos de apreensão lavrados, além de 150 prisões e detenções realizadas.
Foto: Lucas Silva/Secom