MANAUS – De janeiro a abril deste ano, 122 idosos foram vítimas de estelionato em Manaus. O número corresponde a um aumento de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 99 casos do crime contra pessoas da terceira idade. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Na tentativa de alertar a população e reduzir o número de vítimas, a titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci), delegada Andrea Nascimento, orienta que não se deve aceitar orientações e até mesmo a aproximação de estranhos. Idosos devem andar, preferencialmente, acompanhados.
“Mesmo que tenha alguma dificuldade quando estiver utilizando o caixa eletrônico, a orientação é que não aceitem ajuda de estranhos. O ideal é que quando um idoso vá fazer algum tipo de transação bancária, sempre vá acompanhado de um familiar ou uma pessoa de sua confiança. Muitos idosos têm vida independente, andam sozinhos, mas devem buscar se proteger, não aceitando informações ou até a aproximação de estranhos”, alertou a delegada.