MANAUS – A operação montada pelo Governo do Amazonas para o 54⁰ Festival Folclórico de Parintins, nos dias 28, 29 e 30 de junho, envolve mais de 1 mil servidores, entre policiais civis e militares, bombeiros, agentes de trânsito, profissionais da saúde, da área social e ambiental, além da equipe de organização do evento.
A expectativa de público para a festa é de mais de 65 mil turistas, cinco mil a mais do que o registrado no ano passado, quando o número de visitantes foi considerado o maior da história do festival.
Mais de 700 servidores vão reforçar a segurança de Parintins, que fica a 369 quilômetros de Manaus. Na saúde, 110 servidores atuarão nos atendimentos e ações de orientação e prevenção.
Na organização do evento atuam 60 servidores da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e as ações voltadas aos turistas são coordenadas pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), que terá 19 funcionários reforçando o receptivo na cidade.
A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI), também vai atuar no incentivo ao artesanato e economia solidária e, ao mesmo tempo, fomentar o turismo em Parintins.
Na área social, as Secretarias de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) atuarão em campanhas voltadas aos direitos humanos e no combate à violência contra mulheres, crianças e idosos.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizarão campanha para conscientização ambiental, com a implantação de 48 ecopontos de coleta seletiva para o recolhimento de resíduos recicláveis.