MANAUS – O vereador Chico Preto (PMN) cobrou que os colegas de parlamento deem prioridade neste segundo semestre ao tema transporte coletivo e a necessidade de renovação da frota de ônibus que, segundo ele, é precária.
“Eu espero que a CMM enfrente a questão do transporte coletivo, cobrando a Prefeitura ou então nós vamos terminar essa legislatura com 40% da frota fora do prazo. Tem 400 ônibus fora do prazo que continuam rodando. Nós, vereadores, precisamos abordar essa questão. Mais do que falar é preciso agir para que a Prefeitura antes de terminar essa legislatura, no mínimo, deixe a frota dentro do prazo de validade. Eu nem digo ônibus novos, mas a substituição deles. A frota está cansada e os coletivos vivem dando pane na rua”, afirmou.
Chico Preto citou, durante discurso na Câmara Municipal, um requerimento de sua autoria – que solicita a convocação do superintendente da SMTU – que ficou, segundo ele, o primeiro semestre parado na Comissão da Transporte sem deliberação.
“Nós precisamos superar alguns percalços. Uma Câmara que não consegue convocar o superintendente municipal de transportes urbanos para trazer explicações sobre o caos no transporte público, precisa refletir sobre seu papel. Eu não consegui sequer que a Comissão de Transporte trouxesse os representantes da SMTU. Eu literalmente fui cozinhado pelo Rosivaldo (Cordovil, presidente da Comissão de Transporte) em banho Maria por seis meses. Aprovamos o requerimento, ele foi para Comissão e não tomou providências”, destacou.