Por Janaína Andrade |
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) propôs na manhã desta terça-feira, 8, a expansão da área da Zona Franca para o município de Rio Preto da Eva. Para viabilizar essa expansão, afirma Wilker, seria necessário duplicar a AM-010 pelo menos até Rio Preto da Eva.
O deputado levou essa pauta ao secretário Serafim Corrêa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), considerando uma pauta estruturante da qual o estado depende economicamente.
Segundo o parlamentar, as empresas na ZFM enfrentam um sério problema de falta de terras para a abertura de novos negócios.

“Ontem eu estive com secretário Serafim Correa. Nós estamos com um problema sério de terras para abertura de novas empresas na Zona Franca de Manaus. A especulação imobiliária começa a avançar, começa a ficar muito caro abrir uma empresa. Se as empresas não conseguirem terreno, não vão abrir seus negócios. São empregos que serão perdidos e receita que não entrará nos cofres do estado”, disse o deputado em discurso na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas).
Wilker afirma que a especulação imobiliária está avançando, tornando a abertura de empresas muito cara. Essa dificuldade em conseguir terrenos impede que as empresas abram seus negócios, o que pode levar à perda de empregos e à redução da receita do estado.
“Por isso que a alternativa é que nós possamos levar a área de expansão da Zona Franca para os domínios de Rio Preto da Eva. Só que para isso, nós precisamos duplicar a AM-010 em toda a sua extensão, mas enquanto não chegar até Itacoatiara, que também tem uma outra importância logística importantíssima para a Zona Franca, pelo menos possamos duplicar até Rio Preto da Eva. Isso é um apelo das indústrias”, completou o deputado.