MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT) criticou as manifestações pró-intervenção militar deste domingo (19) apoiadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
No Twitter, José Ricardo observou que os manifestantes pediam, em uma fraca manifestação em Brasília, a volta da ditadura, o fim do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O presidente presente e apoiando. Um desrespeito a Constituição e a democracia. Na ditadura não tem liberdade nem para se manifestar. Enquanto isso, o povo morrendo”, escreveu ele em referência à pandemia de Covid-19, relativizada por Bolsonaro.
Em outro tweet, o parlamentar afirmou que são inaceitáveis declarações de Bolsonaro dizendo “que morram quantos tiverem que morrer”, em relação às vítimas do coronavírus.
“Lamentável. É sinistro. Devemos defender e lutar pela vida do povo, não a morte. Quem apoia isso? Perdeu a humanidade”, escreveu.
Ato pró-intervenção
Em Brasília, ao participar do ato pró-intervenção militar, Bolsonaro disse que “acabou a época da patifaria” e gritou palavras de ordem como “agora é o povo no poder” e “não queremos negociar nada”.
“Nós não queremos negociar nada. Nós queremos ação pelo Brasil”, disse. “Chega da velha política. Agora é Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, bradou, de cima de uma caminhonete, aos manifestantes, que em plena pandemia estavam aglomerados em frente a um quartel do exército.
A participação de Bolsonaro no ato repercutiu negativamente entre representantes dos demais poderes e no meio político.
Nesta segunda-feira (20), o presidente disse ser contra o fim da democracia. “No que depender do presidente Jair Bolsonaro, democracia e liberdade acima de tudo”, afirmou a jornalistas ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã.