MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta quinta-feira (13), no Twitter, que a companhia Eneva iniciou a exploração de gás natural no Campo do Azulão, entre os municípios de Silves e Itapiranga.
“O Amazonas possui 50% de todas as reservas brasileiras de gás em terra e a exploração sustentável do gás vai atrair novos investimentos, gerando emprego e renda para o povo daquela região”, completou Wilson.
Campo de Azulão
O campo de gás Azulão era uma promessa de produção de gás natural desde maio de 2004. O governador Wilson Lima retomou as negociações e, 15 anos depois, a atividade inicia no estado.
O início das atividades no campo de Azulão vai representar a primeira produção de gás na bacia do Amazonas, em uma área de 620.000 km² onde ainda não se produziu petróleo ou gás, segundo o governo.
Wilson Lima já declarou que o campo de Azulão irá descentralizar a Zona Franca de Manaus e abrir espaço para a interiorização do desenvolvimento na região geográfica de Itacoatiara.
Gás natural
A Eneva ganhou, em leilão, o direito de explorar o campo de gás natural Azulão, que foi descoberto em 1999 e vendido pela Petrobras em 2017, por U$ 54,5 milhões. A empresa atua em outros estados brasileiros com geração, venda e logística de energia elétrica.