MANAUS – O apagão de energia elétrica desta terça-feira (24) em Manaus e municípios da Região Metropolitana aconteceu por causa do desligamento do Linhão de Tucuruí no trecho Silves/Manaus, segundo o diretor presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa.
O desligamento das duas linhas de 500 kV do Sistema Interligado Nacional (SIN), gerido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), aconteceu às 11h50. Às 13h, Tarcísio Rosa informou que dentro de 30 a 40 minutos a distribuição estaria quase totalmente reestabelecida.
“Houve um desligamento similar ao que houve no domingo. Já retornou. O linhão já foi reestabelecido, e o nosso papel na Amazonas Energia é religar as nossas subestações todas, os alimentadores todos”, disse o diretor-presidente. “O nosso papel é distribuir energia e o linhão desligado provocou este blackout”, acrescentou.
A falta de energia inviabiliza o trabalho remoto (home office) determinado por órgãos públicos e empresas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), além de prejudicar de desestimular manutenção das pessoas dentro de casa, uma das principais recomendações das autoridades de saúde para mitigar a transmissão massiva da doença.
A primeira sessão on-line da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), inclusive, foi encerrada por causa da queda de energia, e consequentemente da Internet.
Ao ESTADO POLÍTICO, o ONS informou que as causas do desligamento ainda estão sendo apuradas. O órgão ressaltou que o desligamento não tem relação com as medidas de prevenção ao coronovírus.
Confira a nota:
Às 12h51 desta terça-feira, 24 de março, houve desligamento da linha de transmissão, em 500kV, Silves / Lechuga, circuitos 1 e 2, causando o desligamento total da Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas, com a perda de cerca de 940 MW.
Às 12h52 foram disponibilizados os dois circuitos, iniciando o processo de recomposição:
· Às 13h43 já tinham sido recompostos 420 MW de carga;
· Às 13h53, 580 MW estavam restabelecidos;
· Às 14h03, 720 MW estavam recompostos;
· 14h18, 900 MW estavam recompostos.
Às 14h30 todas as cargas estavam restabelecidas.
As causas do desligamento ainda estão sendo apuradas junto aos agentes envolvidos na ocorrência.
Pela semelhança técnica desta ocorrência com a verificada no domingo passado, o ONS e os agentes envolvidos estão aprofundando os estudos sobre os dois casos e implantando ações imediatas que evitem ou minimizem a possibilidade de novos eventos na região.
O ONS ressalta que o desligamento não tem ligação com as medidas de prevenção ao Coronavírus tomadas pelo governo ou pelo próprio Operador.