Da Redação |
O grupo de trabalho do Ministério dos Transportes (MT) que avalia a viabilidade das obras de recuperação da BR-319 (Manaus-Porto Velo) realizou na quarta-feira (22) a sua primeira reunião.
Participaram do encontro governadores da região amazônica e parlamentares das bancadas federais dos estados da região Norte do país.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), estava no grupo.
Wilson defendeu na reunião que a BR-319 deve ser vista como um projeto importante para o Brasil.
“Havia um desencontro de informações muito grande sobre a questão da recuperação da BR-319. Mas, agora, estamos vendo uma disposição muito grande do governo federal para fazer isso acontecer. Precisamos entender que a BR-319 é um projeto do Brasil. Precisamos juntos dialogar, mostrar soluções, mostrar que é possível”, disse Wilson.
Grupo de Trabalho
Criado na última sexta-feira (17) pelo Ministério dos Transportes para discutir a situação da BR-319, o grupo de trabalho tem a missão de apresentar propostas e soluções com diálogo e colaboração, após identificar os principais problemas da rodovia.
A BR-319 tem cerca de 918 quilômetros de extensão e faz a ligação entre as capitais Manaus e Porto Velho (RO) e outras regiões do Brasil. Porém, boa parte dela, em especial do trecho do meio, não é pavimentada.
Agenda em Manaus
O grupo de trabalho virá a Manaus em dezembro. A informação foi divulgada pelo coordenador do grupo, o subsecretário de Sustentabilidade do ministério, Cloves Benevides.
A ideia é ouvir empresários, ativistas e membros da academia sobre os diferentes aspectos que a recuperação da rodovia pode significar para a região.
“Já em dezembro, vamos para Manaus para escutar a sociedade civil. Empresários, ativistas, aqueles que estão na academia produzindo conhecimento acadêmico, sobre os temas. E, em seguida, uma grande reunião de representações interministeriais”, disse o subsecretário.