Da Redação |
Em reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na terça-feira (7), em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), pediu que o governo federal libere ao Estado R$ 45,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Segundo o governador, o recurso é importante para o Amazonas investir em ações para redução de mortes violentas e enfrentamento de violência contra as mulheres.
“A gente tem investido fortemente para dar as condições necessárias para que as nossas forças de segurança cumpram o dever maior de proteger nossa população e o apoio do governo federal nesse processo é muito importante para gente cumprir esse objetivo”, afirmou o governador.
Também na reunião, Wilson apresentou a necessidade de mudanças na portaria que estabelece as diretrizes para disponibilização do Fundo de Segurança Pública e de modificações no Programa AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania) – de fortalecimento da segurança pública na Região Amazônica – a fim de atender melhor os interesses de cada estado da região.
Também entre as demandas apresentadas estão a ampliação das diárias pagas a policiais militares que atuam em operações no interior, como a operação Hórus (de combate ao crime em área de fronteira) e a Paz (de combate a mortes violentas intencionais), que em 2023 contava com 324 servidores e em 2024, tem atualmente 136 homens.