Da Redação |
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), defendeu, nesta quarta-feira (7) a necessidade de ampliação do número de leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Amazonas, como medida de prevenção, para atender os pacientes que vierem a necessitar de hospitalização em virtude da doença dengue.
O apontamento foi feito à ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participou de uma reunião com Wilson e outros governadores para atualizar o cenário da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti no Brasil. O encontro foi realizado de forma virtual, a convite do Ministério da Saúde.
“A nossa maior necessidade aqui seria a questão do aumento do número de leitos de enfermaria e de UTI, como prevenção, todos voltados para o público adulto, principalmente, uma vez que quanto aos leitos pediátricos temos condições de fazer os atendimentos desses pacientes”, afirmou Wilson.
Segundo o ministério da Saúde, o diálogo segue aberto com estados e municípios para monitorar o avanço da doença e dar as condições para o combate da arbovirose, que já teve mais de mais de 360 mil casos (prováveis e confirmados) de dengue, com 40 mortes confirmadas, segundo o ministério.
Monitoramento e prevenção
No Amazonas, foram registrados 11.641 casos de dengue no Amazonas em 2022 e 18.425 casos de dengue em 2023. Em janeiro de 2024, foram notificados 6.774 casos suspeitos de dengue no Amazonas. Em janeiro de 2023, foram notificados 2.865 casos suspeitos de dengue. A FVS-RCP trabalha na atualização dos dados e confirmação de notificações, que também registram outras doenças no período, como a Oroupoche e Covid-19.
Para evitar as arboviroses, a orientação é que a população aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito. A inspeção é uma medida simples e pode ser implementada no cotidiano para eliminar criadouros ao evitar água parada que possa favorecer a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue.