Da Redação |
O candidato à reeleição para o Governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), reuniu, na terça-feira (19), 19 dos 24 deputados estaduais eleitos no último domingo (4).
O encontro exibe o tamanho da base na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) que Wilson pode ter caso consiga a reeleição. E de forma mais imediata, a força que ele tem à disposição para a corrida por voto nesse 2º turno.
Candidatos eleitos e não eleitos para a Câmara Federal também participaram da confraternização. A reunião foi em um espaço alugado no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.
Os deputados federais eleitos Saullo Viana e Fausto Junior, do mesmo partido do governador, e o deputado federal reeleito, Capitão Alberto Neto (PL) estiveram presentes. Candidatos à Câmara Federal que tiveram bom desempenho nas eleições também participaram do encontro: Cel. Bonates (União), Delegado Pablo (União), Diego Afonso (União) e Marcelo Ramos (PSD).
A confraternização contou, ainda, com a presença dos presidentes dos partidos União Brasil, Pauderney Avelino; Partido Liberal, Alfredo Nascimento; e do Partido Social Cristão, Miltinho Castro.
Entre os deputados estaduais eleitos e reeleitos, 19 prestigiaram o encontro. Entre eles, os parlamentares do União Brasil, a maior bancada da próxima legislatura: Roberto Cidade, Joana Darc, George Lins, Jorge Thiago Abrahim, Adjuto Afonso e Mário César.
Três deputados eleitos pelo Avante compareceram: Abdala Fraxe, Dainel Almeida e Wanderley Monteiro. Os deputados reeleitos Alessandra Campelo e Dr. Gomes e o deputado eleito Dan Câmara estiveram, ambos do PSC, compareceram.
Pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, compareceram os deputados reeleitos Cabo Maciel e Delegado Péricles, além da deputada eleita Débora Menezes. A confraternização reuniu, ainda, os deputados reeleitos pelo Republicanos, João Luiz e Mayara Pinheiro, e pelo Patriota, Felipe Souza, além do deputado eleito pelo PV, Carlos Bessa.
Os deputados da atual legislatura Therezinha Ruiz (PL), Tony Medeiros (PL), Álvaro Campelo (PV) e Belarmino Lins também compareceram, assim como os candidatos Papi (PSC), Dr Mike (PSC) e o vereador Capitão Carpê (Republicanos).
Ausentes
Eleita por partido da base, a deputada Mayra Dias, do Avante, não esteve na reunião.
Os deputados reeleitos Sinésio Campos (PT), que se posiciona como independente, e Wilker Barreto (Cidadania), não compõem a base de Wilson.
Wilker é aliado de Amazonino Mendes (Cidadania), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno para o governo. Sinésio apoio Eduardo Braga (MDB), que disputa o 2º turno contra Wilson.
Outro deputado estadual eleito, Cristiano Dângelo, do MDB, também é aliado de Braga.
Também não é aliado de Wilson o candidato eleito do PMB, Rozenha. Ele apoio a candidatura de Amazonino.
Veja abaixo a lista dos eleitos após 99,99% das urnas apuradas no Estado:
- Roberto Cidade (União Brasil)
- Joana Darc (União Brasil)
- George Lins (União Brasil)
- Mário César (União Brasil)
- Adjuto Afonso (União Brasil)
- Thiago Abrahim (União Brasil)
- João Luiz (Republicanos)
- Dra. Mayara (Republicanos)
- Carlinhos Bessa (PV)
- Sinésio Campos (PT)
- Alessandra Campêlo (PSC)
- Dr. Gomes (PSC)
- Dan Câmara (PSC)
- Rozenha (PMB)
- Débora Menezes (PL)
- Delegado Péricles (PL)
- Cabo Maciel (PL)
- Felipe Souza (Patriota)
- Cristiano Dângelo (MDB)
- Wilker Barreto (Cidadania)
- Daniel Almeida (Avante)
- Mayra Dias (Avante)
- Wanderley Monteiro (Avante)
- Abdala Fraxe (Avante)