MANAUS – A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, informou nesta terça-feira (14), ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio de uma petição, que a coligação formada pelo PT e o PSB deve conter o PCdoB da senadora Vanessa Grazziotin, em sua aliança para as eleições de outubro.
E que caso a inclusão da senadora não seja feita, a Executiva Nacional do PT poderá anular a aliança entre a legenda e o partido do candidato ao Governo do Amazonas, David Almeida. A petição é assinada por quatro advogados do PT.
Na petição apresentada ao TRE-AM, o Diretório Nacional do PT sustenta que o apoio à candidatura da senadora do PCdoB foi uma decisão da direção superior do partido, e que não foi obedecida na convenção estadual do partido, realizada no dia 5 deste mês.
“A diretriz nacional formulada é de que seja incluído na coligação o Partido Comunista do Brasil do Amazonas, PCdoB/AM, porque VANESSA GRAZZIOTIN é a candidata ao Senado apoiada pelo PT”, diz trecho da petição.
A aliança entre o PT e o PSB no Amazonas faz parte de uma articulação nacional, que envolve a posição de neutralidade do PSB na disputa à Presidência da República. O complicador local é que Gleisi Hoffman impôs ainda a presença de Vanessa na coligação, na chapa de senadores.
Parte do PT e o candidato do PSB não aceitaram a presença de Vanessa no palanque, e fizeram suas convenções mantendo a senadora de fora.
A avaliação de David e aliados é a de que os eleitores de Vanessa são diferentes dos dele, e que a presença dos dois no mesmo palanque poderia ter reflexo no desempenho do candidato nas urnas
Durante os últimos dois dias, dirigentes locais do PT e do PSB estiveram reunidos para tratar do tema, incluindo a participação por telefone de Gleisi Hoffmann. Entretanto, não chegaram a um acordo.