MANAUS – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai reforçar, a partir desta sexta-feira (21/06), ações educativas no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. Aproximadamente 30 servidores da Gerência de Educação para o Trânsito e do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) embarcaram na manhã desta quinta-feira (20/06) rumo ao município.
O objetivo da ação é orientar condutores e pedestres quanto às normas de trânsito para a promoção de um trânsito seguro durante o 54º Festival Folclórico de Parintins. Além dos servidores, o Detran-AM também contará com o apoio de 10 veículos que serão utilizados nas ações educativas.
O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressaltou que os focos das ações serão a prevenção e a orientação. Segundo o titular da autarquia, os servidores estarão de prontidão para atender a qualquer chamado no que se referir à segurança pública.
“O enfoque vai ser todo voltado para que a gente possa reforçar o trabalho de conscientização e orientação a partir da chegada das primeiras equipes, no dia 20 de junho, e que nós tenhamos poucos problemas durante os dias efetivos de Festival, dias 28, 29 e 30. Também daremos mais intensidade aos serviços prestados no nosso posto da cidade. A ideia é que possamos trabalhar e reduzir o índice de acidentes e prestando ainda mais serviço a população”, disse Sá.
As abordagens educativas ocorrerão por meio de barreiras de contenção em diversas regiões da cidade, além de ações em semáforos. O Detran-AM também atuará com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Em Parintins, as motocicletas são um dos principais meios de locomoção na cidade. Dos 18.756 veículos registrados no município, 16.068 são motocicletas, o que corresponde a 85% da frota da cidade. As equipes da instituição ficarão na cidade até o dia 1º de julho.
Turistódromo – Por meio de uma parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o Detran-AM atuará no Turistódromo, que será uma espécie de centro de informação turística e reunirá diversos órgãos. No local, que será instalado em frente à Catedral, turistas terão informações sobre a cidade.