MANAUS – Após a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi a vez da Secretaria Municipal e Educação (Semed) de Manaus divulgar nota nesta quarta-feira (24) desmentindo informação de que planeja retomar as aulas presenciais no próximo dia 1º de agosto.
Na nota, a Semed informou que não há previsão para o retorno das aulas, e que a decisão será tomada apenas depois de discussão com os órgãos de saúde.
Na terça-feira, 23, a Seduc negou uma informação divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteam) de que as atividades nas escolas estaduais seriam retomadas no dia 1º de julho.
O Sinteam divulgou um cronograma que foi compartilhado com seus dirigentes apontando a data do retorno. O documento teria sido repassado por uma pessoa que estaria participando das discussões de retomada com o Governo do Amazonas.
Abaixo a nota da Semed:
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que não procede a informação do retorno das aulas presenciais na rede municipal de Manaus para o dia 1º de agosto. O documento divulgado na manhã desta quarta-feira, 24/6, não tem validade oficial e se trata de uma deliberação interna da escola municipal Sabá Raposo, que na última semana realizou uma reunião com os professores para tratar sobre os cenários para o possível retorno das aulas.
A Semed reitera que não há previsão para o retorno das aulas presenciais e que isso só será possível a partir das deliberações dos órgãos de saúde. Para tanto um Grupo de Trabalho (GT) intersetorial foi criado, com participação das áreas de saúde, educação e assistência, a fim de fazer o monitoramento epidemiológico, bem como organizar os protocolos de segurança para um possível retorno. As equipes de infraestrutura já começaram a verificar os equipamentos necessários para que professores, gestores e alunos sintam-se seguros em um possível retorno.
A Secretaria tem desenhado um plano de retorno às aulas presenciais, agindo conforme as orientações do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e reforça que jamais optará por qualquer decisão que coloque alunos, professores e outros servidores da educação em risco. Por isso, lançou uma pesquisa on-line para saber a opinião dos pais ou responsáveis, educadores e estudantes sobre o assunto em questão.
Parabéns a prefeitura de Manaus, na figura do Excelentíssimo Sr. Prefeito Arthur Virgílio Neto, pela sábia decisão tomada.👏👏