MANAUS – Uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT), a deputada estadual de SP Janaina Paschoal (PSL), em visita à Manaus, defendeu que o governo federal precisa conhecer a Amazônia para entender a dimensão da Zona Franca para a região.
A declaração foi dada durante encontro com a vice-presidente da ALE-AM, deputada estadual Alessandra Campelo (MDB) e as deputadas Therezinha Ruiz (PSDB) e Mayara Pinheiro (PP), na ALE-AM (Assembleia Legislativa), nesta segunda-feira (15).
De acordo com texto divulgado pela assessoria da ALE-AM, a visita de Janaína serviu para encaminhar propostas de atuação conjunta das deputadas em áreas abrangentes, como a defesa dos direitos das mulheres, e outras específicas, como a defesa do modelo econômico ZFM, com o qual a deputada de São Paulo se comprometeu em dialogar com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, no sentido de que os aprimoramentos não impliquem em nenhum tipo de retrocesso.
“É necessário que a equipe econômica do governo venha à Amazônia para compreender a dimensão que a Zona Franca tem para a região. A Amazônia é uma região de complexidade ímpar para o país e para o mundo, e é assim que ela tem de ser olhada”, disse Janaína em texto divulgado pela assessoria de comunicação da ALE-AM.
A vice-presidente Alessandra Campêlo afirmou que é importante ter a parlamentar paulista como aliada na defesa da ZFM, em razão de sua grande visibilidade nacional.
Com a deputada Dra. Mayara, presidente da Comissão de Saúde da ALE-AM, Janaína conversou sobre projetos de melhorias para o atendimento das mulheres nos hospitais e nas comunidades interioranas onde o sistema é praticamente inexistente.
A presidente da Comissão de Educação, deputada Therezinha, Ruiz recebeu apoio na sua demanda em favor dos estudantes universitários que são prejudicados com a longa demora na expedição de seus diplomas após a conclusão dos cursos.