MANAUS – O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, prometeu na noite desta sexta-feira (14), em Manaus, reconstruir a BR-319 caso seja eleito.
Ao lado do colega de partido e candidato à reeleição, Amazonino Mendes, Ciro disse que o anúncio oficial da reconstrução da estrada será o presente dele à reeleição de governador do estado.
“Comemorarei a eleição dele com o anúncio oficial de que vou refazer a BR-319. O Brasil precisa saber que a única capital do país que não tem ligação rodoviária com a nação brasileira é Manaus. Manaus tem ligação rodoviária com a Venezuela e não tem com o resto do Brasil. Isso não faz sentido”, declarou Ciro em coletiva.
Segundo Ciro, Manaus e o Amazonas pagam um preço muito caro sem a estrada, e que os gargalos ambientais que impediram das obras da BR-319 serem retomadas já foram superados.
“Não faz nenhum sentido você cobrar um preço da comunidade manauara, do Amazonas, quando o Brasil pode perfeitamente fazer essa estrada dentro dos parâmetros de sustentabilidade”, declarou o candidato do PDT.
Dividindo a 2ª posição na intenção de votos com o candidato do PT, Fernando Haddad, na região norte, Ciro defendeu ainda o modelo econômico da Zona Franca de Manaus.
“A Amazônia não é um problema para o Brasil. A Amazônia é uma solução extraordinária. O que vocês precisam primeiro: estabilidade para a Zona Franca. Não pode mais haver insegurança jurídica. O Brasil não vai se desenvolver se toda a riqueza ficar em uma só reunião. Daqui já sai 8% da produção industrial do Brasil, e nós precisamos garantir que aumente o conteúdo nacional, estimular que haja industrialização de componentes para além de Manaus, para o interior do Amazonas”, declarou Ciro.
A coletiva foi durante a inauguração do comitê de campanha de Ciro em Manaus, localizado na rua Pará, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul./L.P.