MANAUS – Em texto sobre a convocação de bombeiros aprovados em concurso de 2009, o Governo do Amazonas elogiou o vice-governador por ter sido quem ingressou com ação na Justiça, em 2014, pedindo a convocação dos candidatos. Há 6 anos, Carlos Almeida Filho atuava como defensor público.
“A decisão que permitiu o Governo convocar os bombeiros profissionais da saúde é fruto de ação ajuizada por Carlos Almeida, em 2014, quando atuava como defensor público”, diz o trecho do texto da Secretaria de Comunicação (Secom).
A visibilidade que ganhou defendendo causas coletivas como defensor abriram as portas para o vice-governador ingressar na política partidária. Este ano, por mais de uma vez, Carlos Almeia afirmou que os holofotes das ações do governo não resultarão em uma candidatura dele para a Prefeitura de Manaus.
No texto da Secom, Carlos Almeida afirma que no Executivo há mais instrumentos para defender causas que ele defendia como defensor.
“Na Defensoria Pública, por exemplo, eu ajuizei centenas de ações civis, em defesa das mais variadas causas, mas a efetivação dependia da Justiça, e isso leva um tempo. Buscar o Executivo, como foi a motivação do Wilson (governador), foi uma forma de poder inverter esse jogo: não apenas lutar pelos direitos dos que mais precisam, mas também realizar com os instrumentos legais do Estado”, declarou Carlos por meio da assessoria.
Em 2009, o concurso foi lançado para implantação das Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs, nos moldes do que ocorria no estado do Rio de Janeiro, mas o modelo não teve continuidade e a espera dos concursados só terminou no atual Governo.
Dr. Carlos Almeida o senhor marcou nossa vida profissional. Nos ajudou em todos os momentos que precisamos. Só posso estar grata por tudo que o senhor fez para nós e desejar que a vida lhe dê todo o sucesso que o senhor merece.