MANAUS – O deputado estadual Fausto Jr. (PRTB), que está em campanha contra a candidatura de David Almeida (Avante), divulgou nesta sexta-feira, 20, que vai apresentar à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) na próxima semana um pedido de convocação do candidato a prefeito de Manaus.
Fausto, que foi relator da CPI da Saúde na ALE-AM, afirma que David deve esclarecimentos sobre “as denúncias de desvio de recursos públicos” da saúde, quando o candidato a prefeito foi governador interino, em 2017.
Segundo o deputado, os esclarecimentos vão abranger contratos realizados na Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) entre os meses de maio a novembro de 2017.
“O povo precisa saber se David Almeida, que naquela época era governador, tinha conhecimento ou participação nos esquemas de corrupção e fraudes cometidas na Saúde, durante seu governo”, afirmou o deputado.
CPI não quis ouvir David
Durante os trabalhos da CPI, David foi até a ALE-AM e protocolou um pedido para ser ouvido sobre o assunto no âmbito da comissão.
O pedido foi negado pelo presidente da CPI, Delegado Péricles (PSL). Fausto Jr., que era relator, na ocasião, não questionou a decisão do colega de comissão. Nem os outros três membros da comissão.
1º turno
No primeiro turno, o PRTB, de Fausto, participou da coligação de David. Esta semana, o político disse que a sigla não apoia mais o candidato do Avante porque, segundo ele, é uma candidatura apoiada pelo governador Wilson Lima (PSC).
“O maior inimigo da corrupção é a transparência. Se ele (David) não tem a transparência necessária nem na sua campanha eleitoral de afirmar quem são seus aliados, vocês imaginam como vai ser esse governo”, disse Fausto em vídeo enviado à imprensa.
‘Moleque de recado’ e ‘teleguiado’
David nega que sua candidatura seja apoiada por Wilson. O candidato diz que os adversários decidiram propagar essa “fake news” na tentativa de descontruir sua imagem.
Em live na noite de quarta-feira, 18, David chamou Fausto de “moleque” e “garoto de recado”.
“Deputado, deixa de molecagem. Seja homem. Pare de fazer papel de peteleco. Pare de fazer papel de garoto de recado. Deixe de ser teleguiado. O sr. custa muito caro para a população, para fazer uma papel desse ridículo, de ser usado para me atacar. O sr. está fazendo papel de moleque. Deputado Fausto Jr., você é um moleque, respeite. Você é um moleque. Ainda veste fraldas”, disse David.
Pesquisas
O candidato Amazonino Mendes, do Podemos, passou para o 2º turno com 1,5% de diferença para David. A pequena distância entre os dois não foi capitada por nenhum instituto de pesquisa que atua em Manaus.
Nesta primeira semana do 2º turno, dois institutos apontam David na liderança da disputa para a prefeitura de Manaus. Outra empresa também coloca David na frente, mas em um cenário de empate técnico com Amazonino.