MANAUS – O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado), deputado estadual Josué Neto (PSD), esteve em Brasília na terça-feira (24) para tratar com a bancada federal do Amazonas detalhes do evento que vai debater, na Casa Legislativa, a Reforma Tributária e seus impactos no Modelo Zona Franca.
O evento será realizado em parceria com o Corecon-AM (Conselho Regional de Economia do Amazonas). Na terça, Josué participou de reunião com os deputados federais Sidney Leite (PSD) e Marcelo Ramos (PL), que também estão participando da organização do encontro.
Segundo o presidente do Poder Legislativo do estado, o objetivo é realizar, na ALE-AM, o seminário com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), respectivamente. Os convites, de acordo com Josué, já foram entregues.
Órgãos como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) participarão do debate.
Josué Neto pretende reunir também entidades representativas do meio ambiente e embaixadores de países que tem interesse na preservação da Amazônia, como Alemanha e Dinamarca.
Em visita à Assembleia, em julho, o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, manifestou apoio na defesa da Zona Franca de Manaus. Georg destacou que empresas como BMW e Honda não podem sobreviver no Estado sem a existência modelo econômico.