MANAUS – Segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) virá a Manaus no dia 28 de maio. A informação foi divulgada por um de seus principais interlocutores no estado, coronel Alfredo Menezes, aspirante ao cargo de senador.
Em quase três anos e meio de mandato, Bolsonaro visitou o Amazonas sete vezes. Em ano de campanha, essa será a primeira visita de Bolsonaro ao estado.
A agenda do presidente no estado será divulgada, segundo Menezes, na próxima semana.
Prejuízos à ZFM
Recentemente, Bolsonaro, que busca conquistar o voto do eleitor Amazonense, editou três decretos que prejudicam a Zona Franca de Manaus. As medidas foram condenadas pela classe política e empresarial do Amazonas e a bancada federal recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender os decretos.
No dia 6 deste mês, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu, liminarmente, os decretos (11.047/2022, 11.052/2022 e 11.055/2022) sancionados pelo presidente da República, que impuseram medidas como estabelecer em até 35% o corte linear do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além de zerar a alíquota do imposto relativo aos concentrados para produção de bebidas não alcoólicas.
Pesquisa IPESPE
Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (20) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro.
Lula e Bolsonaro mantiveram a mesma pontuação em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 13 de maio.