Da Redação |
Na eleição deste domingo, 1.446.122 eleitores estão aptos a votar em Manaus. São votos disputados por sete candidatos a prefeito de Manaus e 833 postulantes aos cargos de vereador na CMM (Câmara Municipal de Manaus).
A votação do primeiro turno acontece das 7h às 16h.
Em Manaus, disputam o comando da Prefeitura de Manaus: Amom Mandel (Cidadania); Alberto Neto (PL); David Almeida (Avante); Gilberto Vasconcelos (PSTU); Marcelo Ramos (PT); Roberto Cidade (União Brasil) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Caso nenhum candidato alcance mais da metade dos votos válidos, os dois mais votados concorrem ao segundo turno, agendado para 27 de outubro.
Veja um breve histórico de cada candidato a prefeito de Manaus:
Amom Mandel (Cidadania)
Natural de Recife (PE), Amom Mandel tem 23 anos e na eleição de 2020 tornou-se o vereador eleito mais jovem de Manaus, aos 19 anos. Após dois anos na CMM, o político concorreu a deputado federal, sendo eleito com 288 mil votos, tornando-se o mais jovem e mais votado na história do estado do Amazonas.
Amom concorre à prefeitura tendo como candidata à vice-prefeita, Nancy Segadilha, também do Cidadania. Além do Cidadania, Amom conta com o apoio do PSDB e do PRTB.
Capitão Alberto Neto (PL)
Nascido em Fortaleza (Ceará), Alberto Neto tem 42 anos e foi eleito deputado federal em 2022, com 107 mil votos.
O candidato da coligação “Ordem e Progresso”, tem como candidata à vice-prefeita, a professora Maria do Carmo Seffair, do Novo.
A chapa é apadrinhada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
David Almeida (Avante)
David Almeida é natural de Manaus e tem 55 anos. Candidato à reeleição, o político possui três mandatos de deputado estadual (2006-2010, 2011-2014 e 2015 e 2018). Antes de terminar seu terceiro mandato de deputado estadual, David, enquanto presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), assumiu o governo interinamente com a cassação do então governador, José Melo. Almeida permaneceu no cargo por quatro meses.
Em 2018, Almeida também disputou o cargo de governador pelo PSB, mas ficou em terceiro lugar no primeiro turno com 417.203 votos (23,59%).
Em 2020, já filiado no Avante, David concorreu e foi eleito prefeito de Manaus com 466.970 (51,27%) votos no total.
O candidato da coligação “Avante, Manaus”, tem como candidato a vice-prefeito, Renato Jr., ex-secretário de Infraestrutura (Seminf).
A coligação é composta pelos partidos AGIR, PSD, DC, Avante e MDB.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Professor do ensino fundamental, Gilberto Vasconcelos tem 57 anos e concorre à Prefeitura de Manaus pelo PSTU.
Nenhum partido declarou apoio à candidatura de Vasconcelos, que tem como candidata à vice-prefeita, Damiana Amorim.
Vasconcelos nunca foi eleito anteriormente.
Marcelo Ramos (PT)
Marcelo Ramos, 51 anos, é advogado e professor de direito. A carreira política de Marcelo iniciou nas eleições de 2000, quando concorreu a vereador de Manaus – mas não foi eleito. Em 2004, voltou a se candidatar vereador, e conseguiu ser primeiro suplente. Foi efetivado em 2007, após a saída de Francisco Praciano.
Após o mandato, conseguiu se eleger deputado estadual (2011 a 2014) do Amazonas e, entre 2019 e 2023, ocupou o cargo de deputado federal pelo mesmo estado.
Na Câmara dos Deputados foi eleito primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados do Brasil em 2021, mas, em maio de 2022, foi destituído por Arthur Lira – em meio a uma confusão pela troca de partido, do PR para o PSD. Hoje, ele é filiado ao PT.
Marcelo, na eleição para a Prefeitura de Manaus tem o apoio de sete partidos. O arco de alianças é formado pelos partidos PT, PCdoB e PV, que compõem a Fe Brasil – a Federação ainda formada pelo Psol e Rede; o PDT; e o Solidariedade.
Roberto Cidade (União Brasil)
Roberto Cidade, 38 anos, é natural de Manaus. Cidade está em seu segundo mandato como deputado estadual.
O político foi eleito em 2018 para seu primeiro mandato como deputado estadual e em 2020 se tornou presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Em 2022, Cidade foi reeleito deputado estadual com 105.510 votos, terminando a disputa como o mais bem votado do pleito.
Em fevereiro de 2023 foi reeleito por aclamação para o cargo de presidente do Legislativo Estadual.
Tendo como candidato a vice-prefeito Coronel Menezes (PP), Roberto Cidade é apoiado pelo governador Wilson Lima.
A coligação “Bora Mudar Manaus” reúne, além do União Brasil, os seguintes partidos: Republicanos, Progressistas, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido da Renovação Democrática (PRD), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Podemos.
Wilker Barreto (Mobiliza)
Wilker, 48, é formado em Administração e Economia. Ele iniciou sua trajetória política como vereador em Manaus em 2009 e ficou na função por três mandatos. Entre 2015 e 2018, o administrador presidiu a Câmara Municipal de Manaus.
Foi eleito deputado estadual em 2022.
Na eleição para prefeito, Wilker tem como candidata à vice-prefeita Professora Renata, também do Mobiliza.