MANAUS – O ex-analista da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês) Edward Snowden participará da Campus Party Transire Amazônia, que acontecerá de 9 a 11 de julho. O evento deveria ter sido realizado em Manaus no mês de março, mas foi adiado por causa da pademia e agora ocorrerá de forma online.
Snowden, conforme a organização, responderá a perguntas ao vivo, de qualquer participante do mundo, durante o evento.
O ex-funcionário do governo americano denunciou um esquema de vigilância global arquitetado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês). Atualmente, ele vive refugiado na Rússia.
Outro nome confirmado é de Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web – o código www, que permite conexões à internet. Ele fará uma palestra.
Amazonenses também participarão da Campus Party, entre eles Átila Menezes, embaixador manauara e criador do 1 Minuto Nerd, e a divulgadora científica Yara Laiz Souza.
O evento coordenado de Manaus será a primeira edição global e digital, totalmente online por 72 horas ininterruptas.
O anúncio foi feito por Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party e fundador do Include by Campus Party, nesta terça-feira (23), durante a live de apresentação do evento.
“Entre os grandes nomes confirmados está o de Edward Snowden, que não dará palestra, e sim responderá aos participantes de forma on line, na hora. Estamos preparando um sistema de segurança especialmente para este momento e, por isso, ainda não podemos informar a data precisa de sua entrevista coletiva”, assinalou Farruggia.
A Campus Party terá conferências gratuitas ao vivo e on demand em um palco principal global, que contará com mais de 50 palestrantes de renome internacional e de diversas nacionalidades. São ao menos 30 países participando.
Além disso, outros cinco palcos temáticos em diferentes países vão reunir mais de dois mil palestrantes convidados, que se apresentarão de forma alternada.