MANAUS – O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou na tarde desta quarta-feira, em discurso no plenário do Senado, que é balela do presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ), fazer previsão de que a Reforma Tributária será aprovada em três meses.
“Quando eu leio que o deputado Rodrigo Maia diz que vai aprovar a reforma tributária em três meses…Não vai, não vai! Ao contrário da reforma da Previdência, que a gente via mais reta, via num plano, a reforma tributária não é assim. Eu não tenho o menor pudor em dizer que aqui nós somos da República representando os nossos estados. Como é que eu, Plínio Valério, senador do Amazonas, vou aprovar uma reforma tributária que prejudica o meu estado? E é assim que todos nós pensamos. Portanto, que o brasileiro, que a brasileira não espere que a reforma seja aprovada em três meses”, disse Plínio.
Para o parlamentar, o Senado precisa acabar “com essa coisa de ser mero carimbador da Câmara Federal”.
“No ano passado, tudo bem, a reforma da Previdência e algumas MPs chegaram para nós na véspera da aprovação. O Senado, equilibrado, consciente, sábio, não queria prejudicar, mexendo para votar, e aprovou. Eu quero dizer aos senhores e às senhoras: eu não vou mais agir dessa forma, não vou mais. É preciso que o Senado assuma o seu papel, a sua importância e não fique carimbando como a Câmara quer. Esse anúncio demagógico de que vão aprovar em três meses é balela. Balela! Nem vai chegar aqui em três meses. Essa expectativa a gente não pode gerar”, concluiu o senador.
Em agosto de 2018, Rodrigo Maia disse que, “se forçar”, seria possível que a reforma tributária avançasse nos próximos três meses.
“Se a gente forçar, se organizar a maioria, é possível que ao menos em uma casa a gente possa avançar nos próximos três meses”, disse.