Da Redação |
Cinco dias depois das vacinas contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos começarem a serem distribuídas no Amazonas, 16 cidades do Estado ainda não têm nenhuma dose do imunizante.
A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS – RCP), órgão do Governo do Amazonas responsável pela distribuição das vacinas aos municípios.
Segundo o Governo do Amazonas, as prefeituras são as responsáveis por fazerem o transporte do imunizante da sede da FVS-RCP, em Manaus, até seus municípios.
De acordo com informações da FVS-AM divulgadas neste sábado (22), ainda não fizeram a retirada das vacinas em Manaus os seguintes municípios: Amaturá, Apuí, Autazes, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Carauari, Fonte Boa, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Maraã, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves e Tefé.
A vacinação de 1ª dose para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou com comorbidades começou no dia 17 no Amazonas, iniciando por Manaus.
Segundo a FVS-RCP, já foram distribuídas 30.970 doses de vacina pediátrica da Pfizer-BioNTech para 46 municípios, até esta sexta-feira (21).
De acordo com a enfermeira da FVS-RCP, Josi Dias, os municípios que ainda não estão com as doses pediátricas que lhes foram destinadas já se cadastraram para fazer a retirada.
“Os demais municípios já fizeram o seu cadastro para retirada na próxima semana, trabalhando assim com agendamento específico de acordo com a sua logística”, explicou.
Conforme dados da FVS – RCP, os municípios que fizeram a retirada da vacina são: Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Barreirinha, Benjamin Constant, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Beruri, Atalaia do Norte, Anamã, Itapiranga, Iranduba, Uarini, Nova Olinda do Norte, Nhamundá, Urucurituba, Careiro, Parintins, Maués, Borba, Presidente Figueiredo, Eirunepé, Envira, Coari, São Sebastião do Uatumã, Lábrea, Codajás, Anori, Humaitá, Manacapuru, Manicoré, Jutaí, Tonantins, São Paulo de Olivença, Urucará, Juruá, Tapauá, Manaus, Manaquiri, Novo Aripuanã, Tabatinga, Novo Airão, Boca do Acre, Pauini, Alvarães e Guajará.
Para a capital do estado, Manaus, que iniciou a vacinação contra Covid-19 para este público nesta segunda-feira (17/01), foram encaminhadas 17.250 doses do imunizante pediátrico da Pfizer contra o novo coronavírus. Para os demais municípios, estão sendo distribuídas 280 doses (para cada).
O quantitativo é determinado a partir da quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde (MS). As doses estão armazenadas em câmara fria na sede da FVS-RCP em Manaus.
A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos funciona por escalonamento a partir de grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/MS). Nesta primeira fase da campanha, as doses estão disponíveis para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades.
O sistema de registro de vacinação vive um apagão, o que não permite consultar o número atualizado de doses aplicadas no Amazonas.
Em Manaus, a vacinação desse público é lenta. No site da prefeitura, a informação é que após 5 dias de vacinação, apenas 465 doses foram aplicadas.
Esse número representa apenas 2,6% das 17,2 mil doses distribuídas à capital do Amazonas.