MANAUS – O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) afirmou neste domingo (18) que enviará 50 mil doses da vacina Coronavac ao Amazonas nesta segunda-feira (19) para ser aplicada nos profissionais da saúde do estado.
“Vamos destinar, do estoque das vacinas, vamos mandar amanhã, pela manhã, 50 mil doses da vacina para os médicos do Amazonas, pois já não confio no Ministério da Saúde”, disse Dória.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo o uso emergencial no Brasil de duas vacinas contra o novo coronavírus. Os imunizantes autorizados são os da Universidade de Oxford/AstraZeneca e a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac.
Ambos serão produzidos no Brasil, respectivamente, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde, e pelo Instituto Butantan, subordinado ao governo do estado de São Paulo.
Em coletiva, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra o novo coronavírus começará em todo país às 9h de quarta-feira, 20. Porém, Doria saiu na frente e o governo de São Paulo já aplicou a primeira dose na vacina.
A primeira pessoa vacinada no país é a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, com perfil de alto risco para complicações da covid-19.