MANAUS – Em entrevista à imprensa após receber o diploma de prefeito eleito de Manaus, nesta sexta-feira, 18, David Almeida (Avante) fez um aceno para personagens importantes no atual cenário político amazonense, como o governador Wilson Lima (PSC).
Ao falar da relação que pretende manter com a Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito eleito disse que “Manaus não aguenta mais disputa entre poderes”, e pregou a “harmonia”.
“Os poderes Executivo e Legislativo são independentes, porém, são harmônicos. Nós vamos buscar essa harmonia em favor da nossa cidade. Manaus não aguenta mais essas disputas entre poderes”, disse David durante a cerimônia de diplomação dos eleitos em 2020, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da cidade.
Desde o final das eleições de 2020, David e Wilson, que já se encontraram oficialmente, adotam discursos amistosos quando falam um do outro e da relação entre os dois poderes, situação diferente da existente entre o governador e o atual prefeito Arthur Neto (PSDB).
Wilson fala em diálogo
Wilson enfrenta forte oposição de grupos políticos derrotados por ele nas eleições de 2018, entre eles Arthur Neto.
O governador participou da cerimônia de diplomação dos eleitos nesta sexta-feira. O evento não teve espaço para discursos do prefeito eleito e do governador.
Por meio da Secretaria de Comunicação, Wilson voltou a falar de diálogo com o novo prefeito.
“A nossa gestão é pautada pelo diálogo. Desde que assumi o Governo do Estado eu tenho dito isto e reafirmo mais uma vez que, independentemente de bandeira partidária, a nossa missão é trabalhar pelo nosso estado e pelo bem da nossa população”, disse o governador.
David foi eleito no segundo turno das eleições deste ano, com 466.970 mil votos. O prefeito eleito reforçou junto à imprensa algumas de suas prioridades a partir do dia 1º de janeiro de 2021, ao assumir a Prefeitura de Manaus.
“Agora falta apenas assumir o cargo no dia 1º de janeiro, com a certeza e a sensação do dever cumprido. Nós, eu e o Marcos Rotta, temos muita coisa para fazer, muito a realizar pela cidade de Manaus. Tornar os serviços públicos eficientes é o nosso dever e a nossa missão. Fazer com que a riqueza arrecadada pelos cofres da prefeitura possam chegar na ponta, nas pessoas, que a distribuição de seja igualitária, seja melhor”, disse David.
Sobre o transporte público, David disse que vai buscar um entendimento com as empresas em busca de uma tarifa justa e um serviço de qualidade. “A Prefeitura já oferece um subsidio de quase R$ 13 milhões por mês aos prestadores do serviço, e nós vamos encontrar um mecanismo para que possamos ter um serviço de transporte público melhor, com ônibus novos. O próprio governo do Estado já se dispôs a nos ajudar a adquirir esse transporte coletivo de melhor qualidade”, afirmou David.
O evento também diplomou o vice-prefeito Marcos Rotta (Democratas) e os 41 vereadores eleitos da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
FOTOS: DHYEIZO LEMOS