Da Redação |
Ao votar em Caio André (PSC) para presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (5), o vereador Diego Afonso afirmou que seu voto seguia orientação do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).
Diego é filiado ao União Brasil, sigla do governador. Na sua fala, o parlamentar disse que seu voto era orientado pela maior liderança do Estado e do partido.
“Pela independência, transparência deste Poder e fortalecimento da Câmara Municipal de Manaus, seguindo a orientação da maior liderança deste Estado e do União Brasil, eu voto Caio André”, disse Diego.
O União Brasil tem três vereadores na CMM: Diego, Professora Jaqueline e Gilmar Nascimento. Este último foi o único que não votou em Caio André.
VÍDEO:
Caio foi eleito presidente com 22 dos 41 votos dos vereadores. Aliado de Wilson, o novo presidente sempre integrou a base do prefeito David Almeida (Avante) na CMM.
No entanto, por conta da eleição da nova Mesa Diretora, a base de David rachou.
Evocando mais independência no parlamento, um grupo da base se rebelou e decidiu lançar o nome de Caio André para presidente, sem o aval do prefeito.
David tentou na última semana recompor a base para a eleição, mas não foi possível.
Nesta segunda, o vereador Elan Alencar (Pros) apresentou candidatura, como candidato da base, mas não reuniu votos suficientes para derrotar Caio André.