MANAUS – Aliado da gestão Arthur Neto em Manaus, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSDB), questionado se considera concorrer nas eleições de 2020 para o cargo de prefeito da capital, afirmou ter amadurecido nos quatro anos que está como vereador, e que como cristão, acredita que Deus pode lhe encaminhar para “outros planos”.
Em entrevista ao ESTADO POLÍTICO, Joelson avaliou as gestões do prefeito Arthur Neto (PSDB) e do governador Wilson Lima (PSC). “Entendo que sua (Wilson Lima) plataforma política durante a eleição parecia que resolveria os problemas de forma rápida, e não funciona assim na administração pública”, disse Joelson.
Abaixo, a entrevista:
ESTADO POLÍTICO: O senhor participou do ato de filiação do David Almeida ao Avante. O convite partiu dele ou da então direção do partido?
Joelson Silva: Sim, fui convidado por ele. Tenho boa amizade com David, como tenho com outros políticos. Penso que tenho bom trânsito no meio político.
ESTADO POLÍTICO: O senhor se sente habilitado a concorrer nas eleições de 2020 como candidato do PSDB à Prefeitura?
Joelson Silva: Candidatura para Executivo requer uma série de componentes, importante analisar a conjuntura política do momento. O PSDB tem um líder – prefeito Arthur – passa por ele a decisão se o partido terá ou não candidatura. Além dos quadros do partido. Quanto a estar habilitado, posso dizer que tenho amadurecido muito nesses quatro anos e dois meses que estou como parlamentar. Como líder do governo conheci bastante como funciona a administração municipal, seus desafios e adversidades. Na presidência da CMM estou vivendo a experiência da gestão e condução política de uma Casa complexa com 41 vereadores. Acredito que o tempo vai dizer se estou habilitado, mas estou me dedicando. Mas como disse acima, isso não basta, há uma série de decisões políticas. Acredito que as eleições para prefeito estão abertas. Temos no PSDB o ex-prefeito (Luis) Carijó, Conceição Sampaio, eles são experientes.
ESTADO POLÍTICO: O Senhor pretende concorrer à reeleição?
Joelson Silva: Sim, acredito que esse seria um caminho natural. Lembrando que pertenço ao grupo político da igreja Assembleia de Deus. E as conversas têm sido nesse sentido. Como cristão, acredito que Deus está no controle de nossas vidas. De repente, Deus pode nos encaminhar para outros planos. Mas sou pré-candidato a vereador.
ESTADO POLÍTICO: O senhor falou que a sua atual posição como presidente da CMM tem lhe dado a chance de aprender sobre administração, em como lidar com os parlamentares. Como que o senhor avalia essa legislatura da CMM e qual a sua principal dificuldade/desafio enquanto presidente?
Joelson Silva: Acredito que as eleições do ano passado já foram um bom termômetro da CMM, onde foram eleitos seis deputados estaduais e um senador, quatro vereadores foram bem votados para deputado federal. E outros vereadores que tiveram boa performance para estadual. Minha relação com os parlamentares têm sido muito tranquila, é verdade que não temos com agradar em tudo, mas procuro fazer com que o vereador possa ter as ferramentas necessárias para exercer seu mandato. Meu desafio é aproximar a CMM da população, acredito que com boas parcerias temos avançado neste sentido. Já no início do mandato na presidência conseguimos ampliar nossa parceria com o Cetam, temos uma parceria com os órgãos que tem relação com a defesa do consumidor, implantamos uma sala para a Comissão de Defesa do Consumidor. Estamos preparando uma sala para Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, e ampliando as ações destas comissões junto a estes órgãos. Vamos firmar uma parceria com a Defensoria Pública. Em breve vamos inaugurar nossa rádio CMM. Estamos implantando com sucesso um projeto chamado “Conhecendo a CMM” com participação de alunos das escolas municipais e estaduais. Estamos recebendo alunos de diversos cursos da UEA com intuito de conhecer as nossas atividades parlamentares. Melhoramos muito nesses quatro meses as informações de todos os parlamentares em nosso site. Por aí vai. Estamos fazendo uma gestão equilibrada na parte financeira. Já estamos melhorando nosso site com as informações exigidas pelo Ministério Público de Contas, temos que colocar a CMM dentre as mais transparentes, já q não ficou bem no ranking que foi divulgado. Porém, mesmo antes de sermos notificados já estávamos corrigindo as inconformidades.
ESTADO POLÍTICO: Como vê a gestão do prefeito Arthur Neto?
Joelson Silva: O prefeito faz uma gestão responsável na área fiscal e organizou financeiramente a Prefeitura. Tem por exemplo uma Previdência entre as melhores do Brasil se não for a melhor. Enfrentou uma turbulência econômica, na verdade uma recessão que viveu nosso país, mesmo assim o prefeito Arthur não deixou de pagar em dias os servidores, ele manteve a administração funcionando sem titubear, diferente de muitos estados e municípios da federação. O prefeito Arthur vai fazer importantes investimentos nesses dois anos em mobilidade e infraestrutura, que junto com o transporte coletivo são seus grandes desafios. Com isso resolverá boa parte desses problemas, motivo de críticas à sua administração. O importante é que ele, com a experiência que tem, manteve em curso normal a cidade. Evidente que não se consegue resolver tudo. Mas o prefeito, diferente de outros, demonstra que sua administração estará trabalhando até o último dia de gestão. Na minha opinião, ele entregará uma Prefeitura bem organizada para seu sucessor. Importante destacar que praticamente durante seus dois mandatos não teve parceria com Governo do Estado e Governo Federal, fato este que na minha visão dificultou muito. Essas parcerias são importantes.
ESTADO POLÍTICO: Que avaliação faz da gestão do governador Wilson Lima?
Joelson Silva: Acredito que o governador Wilson Lima herdou um governo com muitas dificuldades. Tem pouco tempo de governo para resolver tantos problemas. Porém as pessoas exigem muito dele, pois entendo que sua plataforma política durante a eleição parecia que resolveria os problemas de forma rápida e não funciona assim na administração pública. Espero que ele consiga superar esse momento crítico em sua gestão frente o governo do estado. Ele precisa também buscar parcerias com a PMM (Prefeitura Municipal de Manaus), com o intuito de fazer investimento em Manaus, que deu uma belíssima votação pra ele. Desejo que Deus lhe dê discernimento e sabedoria. Afinal, desejo o melhor para meu estado e para minha cidade de Manaus que completará 350 anos.