MANAUS – Novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o desembargador João Simões afirmou na manhã desta sexta-feira (4), durante cerimônia de posse no cargo, que o desinteresse do eleitor amazonense na eleição suplementar de 2017 foi “sintoma claro de um mal que já há algum tempo acomete a democracia brasileira”.
O segundo turno das eleições suplementares para o Governo do Amazonas registrou a maior quantidade de votos nulos da história do Estado com 342.280. No total, foram 603.914 abstenções, 342.280 mil votos nulos e 70.441 votos brancos, contabilizando 1.016.635 , de um universo de 2,3 milhões de eleitores.
A solenidade de posse foi realizada no prédio anexo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e reuniu autoridades locais, entre elas, o governador Amazonino Mendes (PDT), o prefeito Arthur Neto (PSDB), os senadores Omar Aziz (PSD) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), deputados estaduais e membros do poder judiciário.
O magistrado assume a vaga do desembargador Yedo Simões, eleito presidente do TJ-AM. O desembargador Aristóteles Lima Thury, assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral. / J.A.