MANAUS – O desembargador Elci Simões determinou a suspensão do indicativo de greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) que estava programado para esta segunda-feira, 15. A decisão foi motivada por uma Ação Civil Pública ingressada pelo Governo do Amazonas.
A decisão foi assinada na sexta-feira, 12, mas divulgada somente nesta segunda. No início desta manhã, o Sinteam divulgou uma nota informando que ainda não havia sido notificado da decisão. O sindicato informou que a programação para a greve estava mantida.
Na decisão, Elci Simões autoriza o governo a descontar falta no contra-cheque dos professores que aderirem ao movimento. Também estabelece multa diária de R$ 20 mil ao Sinteam, em caso de descumprimento da decisão.
Elci Simões é ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Dois dias antes de suspender a greve dos professores a pedido do Estado, o desembargador participou do evento de balanço de 100 dias de governo de Wilson Lima (PSC), na sede do Governo do Amazonas.
O Sinteam pede uma reajuste do governo de 15%. O governo oferece 3,93%. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Estado não pode oferecer um percentual maior porque ultrapassou o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Foto: Raphael Alves