Por Janaína Andrade|
MANAUS – O secretário de Estado da Saúde (SES-AM), Anoar Samad, afirmou que o risco de descontrole de casos de dengue no Amazonas é real e iminente. A afirmação foi feita pelo titular da pasta de Saúde em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira, 16.
Na publicação, o secretário destaca que Brasília e outros estados do Sul e Sudeste já decretaram Estado de Emergência em Saúde devido à dengue.
“O perigo do número de casos de dengue também se descontrolarem aqui em Manaus e em todo nosso Amazonas é real e iminente”, escreveu Anoar.
O titular da SES-AM fez um apelo para que a população use repelente e não deixe água parada. “Somente com a união de todos vamos evitar o agravamento severo dos casos de dengue”, diz Samad em outro trecho da publicação.
Monitoramento e prevenção
No Amazonas, foram registrados 11.641 casos de dengue no Amazonas em 2022 e 18.425 casos de dengue em 2023. Em janeiro de 2024, foram notificados 6.774 casos suspeitos de dengue no Amazonas. Em janeiro de 2023, foram notificados 2.865 casos suspeitos de dengue. A FVS-RCP trabalha na atualização dos dados e confirmação de notificações, que também registram outras doenças no período, como a Oroupoche e Covid-19.
Para evitar as arboviroses, a orientação é que a população aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito. A inspeção é uma medida simples e pode ser implementada no cotidiano para eliminar criadouros ao evitar água parada que possa favorecer a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue.
Amazonas recebe 78.760 doses de vacina contra a dengue do Ministério da Saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu, no sábado (10), 78.760 doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde, como estratégia complementar ao enfrentamento à dengue.
A vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.
Esses municípios integram a região Manaus, entorno e Alto Rio Negro, área de saúde que atende análise da equipe do Ministério da Saúde para recebimento das doses. Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Veja a íntegra da publicação feita pelo secretário de Saúde nas redes sociais: