MANAUS – Membros da CPI dos Combustíveis na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) participaram nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, de uma audiência na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para entender como é feito o cálculo dos preços dos combustíveis.
O objetivo, de acordo com a presidente da CPI, deputada Joana Darc (PR), é coletar dados e compreender junto ao órgão regulador, as justificativas para os aumentos nos preços dos combustíveis, como é praticado no Amazonas.
“Isso contribui para o trabalho que estamos fazendo a fim de abrir a caixa preta da variação do preço dos combustíveis no Amazonas. Nessa primeira fase da CPI temos que levantar documentação e compreender esse tema complexo”, afirmou Joana.
Além da parlamentar, participaram do workshop com o tema “Acompanhamento dos preços dos Combustíveis no Cenário do Livre Mercado”, promovido pela ANP, a vice-presidente da ALE-AM e relatora da CPI, deputada Alessandra Campelo (MDB) e os deputados Carlinhos Bessa e Fausto Júnior, ambos do PV.
Ouvir o órgão regulador nacional é importantíssimo para essa fase de coleta de dados. Terminada essa fase iremos começar a ouvir todos os agentes da cadeia produtiva e comercial do combustível, para que possamos dar uma resposta transparente à sociedade amazonense”, disse Alessandra.